UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOB O VIÉS DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p183-196

Autores

  • Flávia Karolina Lima-Duarte Instituto Federal de Alagoas (IFAL) http://orcid.org/0000-0002-8913-5475
  • Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Material didático, Interdisciplinaridade, Aprendizagem Multimodal.

Publicado

2019-06-19

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Resumo

Este artigo pretende analisar a construção multimodal de materiais didáticos disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem e contribuir para a sua adequação de acordo com os princípios da aprendizagem multimodal. O referencial teórico utilizado para análise dos dados está representado pelas contribuições de estudos dos campos da (inter)disciplinaridade e da aprendizagem multimodal. Os dados da pesquisa são de natureza documental e estão constituídos por dois vídeos de domínio público, um deles elaborado em parceria de uma das pesquisadoras com um professor da área de eletrônica analógica. Os resultados da análise mostram que os materiais em referência utilizam de forma diferenciada os canais de processamento de informações, o que pode trazer implicações também diferentes para a aprendizagem ativa.

Biografia do Autor

Flávia Karolina Lima-Duarte, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Bolsista de Produtividade PQ -B, do Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa (PAPE/IFAL), edital n. 06/2018 PRPI/IFAL.

Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Letras pela Universidade Regional do Nordeste, Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado e Estágio pós-doutoral em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente no ensino e na orientação de pesquisas sobre ensino de língua materna, formação de professor e análise de material didático. Participa do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino. É membro do conselho editorial da coleção Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, do conselho editorial da revista Leia Escola do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e ensino da UFCG e da Revista Brasileira de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFMG. Tem publicado capítulos de livros, artigos em periódicos e em anais de eventos nacionais e internacionais.

Como Citar

Lima-Duarte, F. K., & Reinaldo, M. A. G. de M. (2019). UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOB O VIÉS DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL. Interfaces Científicas - Educação, 7(3), 183–196. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p183-196

Referências

BARBOSA, F. K. L. D. Análise de material didático na perspectiva da aprendizagem multimodal em um curso técnico integrado. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Universidade Federal de Campina Grande, Setembro de 2014.

BAZERMAN. C; PRIOR, P. A participação em mundos socioletrados emergentes: gênero, disciplinaridade, interdisciplinaridade. In. BAZERMAN, C. Escrita, Gênero e Interação Social. São Paulo: Cortez, 2007. p. 150-197.

BRAGA, D. B. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. São Paulo: Cortez, 2013.

BRASIL. Orientações Curriculares do Ensino Médio - Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Vol.1. acesso em julho de 2013.

DIONISIO, A; VASCONCELOS, L. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN. C; MENDONÇA. M (orgs.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 19-42.

ETGES. N.J. Ciência, interdisciplinaridade e educação. In: JANTSCH. A.P; BIANCHETTI. L. (orgs.) Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011, p.60 -94.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. _____________ (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2013 [2008], p.21-32.

KRESS, G. Literacy in the New Media Age. New York, Routledge, 2011.

MAYER, R. E. Aprendizaje e Instrucción. Madrid: Alianza Editorial, 2010 [2008]. Tradução de Jesús Martín Cordero.

__________. Multimedia Learning. Cambridge, Cambridge University Press, 2009.

VAN LEEUWEN, T. Introducing Social semiotics. New York, Routledge Press, 2005.