AS AÇÕES EDUCATIVAS PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS COMO PROCESSO DE EQUIDADE SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p145–156Palavras-chave:
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Lei 11.645/08. Política de Inserção. Relações Étnico-RaciaisPublicado
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O presente artigo integra uma pesquisa em andamento em nível de mestrado sobre o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana cuja proposta visa colaborar para que todos os sistemas de ensino, principalmente no âmbito das Instituições de Ensino Superior, cumpram as determinações legais para o enfretamento das diferentes formas de preconceito racial, racismo e discriminação racial como garantia o direito de aprender a equidade educacional. Além de fortalecer nos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia as políticas de equidade social a partir do ponto de vista das Políticas de Ações Educativas instituídas através da Lei Federal 11.645/08. Certamente, o artigo reflete também como esta política de ações educativas deve ser evidenciada nesses espaços e quais os princípios para o fortalecimento desta discussão para os cursos de formação docente, cuja proposta estabelece um conjunto de ações afirmativas e de políticas públicas, visando à garantia da equidade social. Além do mais, este conduzirá a uma crítica plausível a partir das políticas de garantia de direito estabelecido legalmente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394/96 em seu artigo 26-A.Como Citar
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