AS ATIVIDADES DE ENSINO E DE ESTUDO NO DESENVOLVIMENTO CULTURAL E PSÍQUICO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p191-204

Autores

  • Neusa Cristina Pereira da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS- UNIJUÍ Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI https://orcid.org/0000-0002-1388-6096
  • Marli Dallagnol Frison Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4985-1992

Publicado

2024-08-07

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Artigos

Resumo

Este texto socializa reflexões acerca da Teoria da Atividade (TA), proposta por Leontiev e Vigotski e suas contribuições para a qualificação dos processos de ensino e de estudo de crianças com deficiência. Para esta perspectiva teórica, implica ao processo de humanização superar a condição de espécie biológica por meio da apropriação da cultura historicamente produzida, visando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. É apresentada a categoria de atividade principal como força motriz do processo de desenvolvimento humano, estreitamente ligada ao lugar social que cada indivíduo ocupa, bem como às condições objetivas e subjetivas de sua existência material. Reflete-se sobre conceitos que perpassam pela TA, com o intuito de analisar as possibilidades de interpretação desta teoria sobre o desenvolvimento humano associado às atividades de ensino e estudo realizadas com crianças com deficiência. Participaram desta pesquisa, dois professores que atuam na escola básica e três crianças com laudo de deficiência. Os dados foram obtidos por intermédio de entrevistas com professores e observações de aulas, registrados em diário de campo. Resultados indicam que a escola e o professor desempenham papel importante no processo de desenvolvimento humano, uma vez que, por intermédio do ensino e do estudo é possibilitado à criança com deficiência atingir nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo o mais elevado possível. O estudo aponta para a necessidade da apropriação, pelo professor e aluno, do significado das atividades de ensino e de estudo, para não limitar as possibilidades de desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

Neusa Cristina Pereira da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS- UNIJUÍ Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutoranda do programa de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS- UNIJUÍ. Docente do curso de Pedagogia- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Educadora especial (AEE) da Rede pública do município de Santa Rosa-RS

Marli Dallagnol Frison, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí, RS, Brasil.

Professora PhD, do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí, RS, Brasil. marlif@unijui.edu.br

Como Citar

Pereira da Silva, N. C., & Frison, M. D. (2024). AS ATIVIDADES DE ENSINO E DE ESTUDO NO DESENVOLVIMENTO CULTURAL E PSÍQUICO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA . Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 191–204. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p191-204

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