LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p149-163Palavras-chave:
Lives, Educação, Covid-19, ComunicaçãoPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
O presente artigo apresenta um breve contexto do momento que estamos vivenciado no cenário escolar e acadêmico, frente a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, que orientou pela suspensão das atividades de ensino na educação básica e superior pública, que por limitações técnicas e de infraestrutura impossibilitaram aos estudantes de realizarem atividades remotas. Nesse contexto, foi organizado o Congresso UFBA 2020, totalmente a distância, como a intenção de evidenciar as ações que continuam sendo realizadas apesar da suspensão das aulas. Para tanto, foram realizadas lives sobre diferentes temas, atendendo assim, distintos interesses da comunidade interna e externa. Assim, considerando o impacto deste evento, foi realizada uma investigação com o objetivo de analisar o nível de participação estabelecidas entre palestrantes/docentes e participantes de 3 mesas redondas realizadas no Congresso Virtual UFBA 2020, identificando as contribuições realizadas entre palestrantes-participantes e participantes-participantes. Após a análise dos eventos e as participações nos chats, podemos concluir que a interatividade tão desejada ficou comprometida pela quantidade de pessoas conectadas e as dificuldades dos docentes/palestrantes de lidarem com diferentes canais de comunicação (chat, redes sociais, entre outros simultaneamente), para se comunicar com os participantes. Os resultados indicam também que as lives realizadas se constituíram em acervos importantes que poderão ser utilizados posteriormente, para promover aprofundamento dos assuntos apresentados, mas evidenciaram que no primeiro momento se constituíram em espaços de encontros para manter vivo o vínculo da universidade com os seus pares e comunidade interna e externa.Como Citar
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no. 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 2020a.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no. 345, de 19 de março de 2020. Brasília, DF, 2020b.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no. 356, de 20 de março de 2020. Brasília, DF, 2020c.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no. 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, DF, 2020d.
DOMENICI, Thiago. Faculdades da Laureate substituem professores por robô sem que alunos saibam. Publicado em 02 Maio de 2020. Disponível na URL: http://twixar.me/f21m. Acesso 05 Mai. 2020.
EDGAR DIGITAL. Congresso Virtual inova, bate recorde de público e marca a história da Universidade. Publicado em 30 de Maio de 2020. Disponível em: http://twixar.me/g31m. Acesso em: 1 de Jun. 2020
GASTAL, Camila Azevedo; PILATI, Ronaldo. Escala de necessidade de pertencimento: adaptação e evidências de validade. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 21, n. 2, p. 285-292, 2016. Disponível em http://twixar.me/931m. Acesso em: 1 Jun. 2020.
GERMANO, Felipe. Bombou na quarentena: por que o Zoom é um desastre de privacidade para você. UOL. Publicado em 02 de Abril de 2020. Disponível em http://twixar.me/rC1m. Acesso em: 1 Jun. 2020.
OMS, Organização Mundial da Saúde. O impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante. Publicada em 14 de Maio de 2020. Disponível na URL: http://twixar.me/J31m. Acesso em: 25 Mai. 2020.
LESKIN, Paige. Instagram Live usage jumped 70% last month. A psychologist says it's because 'people are not designed to be isolated.' Publicada em 16 de Abril de 2020. Disponível na URL: http://twixar.me/y31m . Acesso em: 26 Mai. 2020.
SILARD, Anthony. How to Survive the Quarantine without Becoming a ‘Zoombie’. Publicado 21 de Abril de 2020. Disponível na URL: http://twixar.me/z31m. Acesso em: 25 Mai. 2020.
TV UFBA. A educação no brasil em tempos de pandemia e a defesa da educação pública de qualidade em todos os níveis. Youtube, 2020a. Disponível na URL: http://twixar.me/S31m. Acesso em: 1 Jun. 2020.
TV UFBA. Educação em ciências na Escola no contexto da pandemia: ações da Rede Educa UFBA. Youtube, 2020b. Disponível na URL: http://twixar.me/X31m. Acesso em: 1 Jun. 2020.
TV UFBA. Formação de professores, educação online e democratização do acesso às redes. Youtube, 2020c. Disponível na URL: http://twixar.me/j31m. Acesso em: 1 Jun. 2020.
UFBA, Superintendência de Educação a Distância (SEAD). Aprendizagem online em tempos de Pandemia Covid-19. Estudantes da graduação e pós graduação: Panorama da avaliação preliminar. 2020a. Disponível em: http://twixar.me/SK1m. Acesso em: 1 Jun. 2020.
UFBA, Superintendência de Educação a Distância (SEAD). Diagnóstico das competências Digitais dos Professores da UFBA: Panorama da avaliação preliminar. 2020b. Disponível em: http://twixar.me/zK1m. Acesso em: 1 Jun. 2020.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press, 2018.