CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p67-80Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Currículo integrado, Docentes.Publicado
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O presente trabalho analisa como os docentes do Instituto Federal de Alagoas concebem a questão do ensino médio integrado e da constituição do currículo que atenda a essa demanda. Teve como objetivos compreender as percepções docentes sobre o ensino médio integrado e o currículo integrado, identificando as estratégias utilizadas pelos docentes para promover o currículo integrado e analisando suas dificuldades para estabelecê-lo. Foi realizado com 23 docentes do Instituto Federal de Alagoas e utilizou como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a documental, bem como o questionário. Os resultados apontaram que os docentes compreendem em parte de que se trata o ensino médio integrado e 78,3% utilizam estratégias que julgam promovê-lo, embora 82,6% nunca tenham recebido formação para trabalhar com o currículo integrado. Além disso, a maior parte consegue estabelecer parcerias com outros professores, mesmo que não haja planejamento conjunto entre eles. Isso demonstra a necessidade da utilização de estratégias, como formações e oficinas, para que os docentes tenham maior compreensão do que é o currículo integrado e de maneiras para promovê-lo. Aponta também para a importância da promoção de momentos de integração, parcerias e planejamento entre os docentes.Como Citar
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