INCLUSÃO E RELAÇÃO COM O SABER: SENTIDOS E SABERES DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p102-120

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Palavras-chave:

Relação com o saber, Educação especial, Inclusão, Alunos com deficiência.

Publicado

2024-04-29

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Artigos

Resumo

A teoria da relação com o saber tem norteado diversos pesquisadores na análise das relações estabelecidas pelo sujeito na aquisição do saber. Numa perspectiva que se opõe ao paradigma da reprodução social, em que alunos de classes populares tendem ao fracasso escolar; o autor aponta para situações em que ocorre o oposto e propõe compreender que relações esse aluno estabelece que o levam a um ou outro resultado. Neste artigo, abordamos uma modalidade ainda pouco explorada em pesquisas de relação com o saber: a educação especial na perspectiva inclusiva. Trata-se de uma pesquisa exploratória, tendo como método a análise documental, cujo objetivo é compreender como a teoria de Charlot tem subsidiado pesquisas que tratam desse alunado. Após busca em banco de teses e dissertações da Capes, encontram-se apenas oito trabalhos que correlacionam relação com o saber e educação especial, dos quais selecionaram-se cinco, cujo foco está na relação do sujeito aluno. A análise das pesquisas apontou para a relevância dos resultados obtidos naquelas que se fundamentaram não apenas teoricamente, mas, principalmente, empiricamente na abordagem charlotiana.

Biografia do Autor

Adriana Alves Novais Souza, Universidade Federal de Sergipe/

Doutoranda em Educação-UFS Mestra em Educação Professora da Educação básica da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Veleida Anahi da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8, na França, Pós doutorado pela Universidade Federal de Sergipe professora Associada da Universidade Federal de Sergipe, no Departamento de Educação com as disciplina de Didática Geral,Estrut. e Func.da Educação Básica,Seminários Integradores 1 e 2. Na pós-graduação com as disciplinas; Didática, Métodos e Técnicas de Ensino, Teoria da Aprendizagem e Seminário de Pequisa .

Rita de Cacia Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

Como Citar

Alves Novais Souza, A., da Silva, V. A., & Santos Souza, R. de C. (2024). INCLUSÃO E RELAÇÃO COM O SABER: SENTIDOS E SABERES DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 102–120. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p102-120

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