INCLUSÃO E RELAÇÃO COM O SABER: SENTIDOS E SABERES DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p102-120Palavras-chave:
Relação com o saber, Educação especial, Inclusão, Alunos com deficiência.Publicado
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A teoria da relação com o saber tem norteado diversos pesquisadores na análise das relações estabelecidas pelo sujeito na aquisição do saber. Numa perspectiva que se opõe ao paradigma da reprodução social, em que alunos de classes populares tendem ao fracasso escolar; o autor aponta para situações em que ocorre o oposto e propõe compreender que relações esse aluno estabelece que o levam a um ou outro resultado. Neste artigo, abordamos uma modalidade ainda pouco explorada em pesquisas de relação com o saber: a educação especial na perspectiva inclusiva. Trata-se de uma pesquisa exploratória, tendo como método a análise documental, cujo objetivo é compreender como a teoria de Charlot tem subsidiado pesquisas que tratam desse alunado. Após busca em banco de teses e dissertações da Capes, encontram-se apenas oito trabalhos que correlacionam relação com o saber e educação especial, dos quais selecionaram-se cinco, cujo foco está na relação do sujeito aluno. A análise das pesquisas apontou para a relevância dos resultados obtidos naquelas que se fundamentaram não apenas teoricamente, mas, principalmente, empiricamente na abordagem charlotiana.Como Citar
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