APRESENTAÇÃO – CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA CIBERCULTURA: MODOS DE CONHECER, PRÁTICAS DE SOCIABILIDADE E REDES EDUCATIVAS

  • Fernando Pocahy Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Faculdade de Educação (EDU) – Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd/ Universidad Complutense de Madrid – UCM
  • Felipe da Silva Ponte de Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Faculdade de Educação (EDU) – Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd/ Universidad Complutense de Madrid – UCM http://orcid.org/0000-0001-7398-6171
  • Dilton Ribeiro Couto Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/ FEBEF, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - PPGECC - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Pocahy, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Faculdade de Educação (EDU) – Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd/ Universidad Complutense de Madrid – UCM
Afiliação institucional: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Faculdade de Educação (EDU) – Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd/ Universidad Complutense de Madrid – UCM. O pesquisador conta auxílio CAPES Print UERJ, CNPq-Edital Universal e Jovem Cientista do Nosso Estado JCNE-FAPERJ
Felipe da Silva Ponte de Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Faculdade de Educação (EDU) – Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd/ Universidad Complutense de Madrid – UCM
Afiliação institucional: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Faculdade de Educação (EDU) - Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd/ Universidad Complutense de Madrid – UCM. O pesquisador conta com auxílio do Programa de Estágio de Doutorandos no Exterior (Doutorado Sanduíche) FAPERJ.
Dilton Ribeiro Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/ FEBEF, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - PPGECC - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/ FEBEF, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - PPGECC - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação.O pesquisador conta com auxílio Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES.

Referências

BRITO, Leandro Teofilo de; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. Performatizações dissidentes na escola: masculinidades precárias em discussão. Periódicus, Salvador, v.1, n. 11, p. 284-302, maio/out. 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2O8Pdn6>. Acesso em: 29 jan. 2020.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; BRITO, Leandro Teofilo de; POCAHY, Fernando; AMARO, Ivan. Jovens em estado de alerta no Facebook: diálogos tecidos em/na rede como estratégia de (re-)existência à regulação das vidas precarizadas. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 1210-1229, set./dez. 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2oqpqfW>. Acesso em: 2 out. 2019.

FOUCAULT, Michael. O Ante-édipo: uma introdução à vida não fascista. Cadernos de Subjetividade / Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-S, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 197-200, 1993.

LEMOS, André. Aspectos da cibercultura: vida social nas redes telemáticas. In: PRADO, José Luiz Aidar (Org.). Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker, 2002, p. 112-129.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre (Org). O futuro da internet: em direção a uma democracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

POCAHY, Fernando. O clamor da diferença letal: educar em estado de exceção. Revista Ñanduty, v. 6, p. 9-22, 2018.

PRIMO, Alex. Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 12, p. 81-92, jun. 2000.

RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.

SANTOS, Edméa. A cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos. In: FONTOURA, Helena Amaral; SILVA, Marco (Orgs.). Práticas pedagógicas, linguagem e mídias: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011, p. 75-98.

SANTOS, Edméa; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de. Autorias partilhadas na interface cidade-redes digitais. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 6, n. 3, p. 29-40, jun. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2MQHAOF>. Acesso em: 20 jul. 2018.

Publicado
2020-04-23
Como Citar
Pocahy, F., Carvalho, F. da S. P. de, & Couto Junior, D. R. (2020). APRESENTAÇÃO – CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA CIBERCULTURA: MODOS DE CONHECER, PRÁTICAS DE SOCIABILIDADE E REDES EDUCATIVAS. Interfaces Científicas - Educação, 8(2), 8-15. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p8-15
Seção
Apresentação