EDUCAÇÃO INTEGRAL E TERRITÓRIOS ARTICULADOS NO ESTADO DO TOCANTINS: UMA ABORDAGEM POLÍTICA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p41-57

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva
  • Rafaela Brito da Silva Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC)

Palavras-chave:

Educação integral. Educação não-escolar. Territorialidade.

Publicado

2020-08-19

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Resumo

Este artigo pretende refletir sobre os aspectos fundamentais para implementação da política de educação integral e/em tempo integral no Estado do Tocantins. Enfatiza-se, nesse sentido, a ampliação da jornada escolar, tendo como base teórica e analítica a integração e a organização de tempos e espaços educativos que favoreçam a formação integral do indivíduo. Problematiza-se os modos pelos quais a territorialidade é articulada ao contexto das políticas de educação integral no Tocantins. O caminho teórico-metodológico percorrido, a partir de estudo rigoroso sobre as políticas de Educação Integral, culminou numa abordagem de cunho qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Analiticamente, o estudo será centrado nas múltiplas e ambivalentes relações entre educação integral, políticas públicas, territorialidades e sua representação educativa. Os resultados da pesquisa incidem sobre duas dimensões: (a) uma educação que considere política e pedagogicamente todas as dimensões da vida requer a conexão e articulação de políticas educacionais e políticas sociais; (b) a educação integral, na situação analisada, traduz-se na valorização da atuação cidadã dos atores sociais, da educação não-escolar e dos conhecimentos e saberes territoriais.

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva

Professor da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutor e Mestre em Ciências Sociais, Licenciado em Pedagogia.

Rafaela Brito da Silva, Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC)

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Licenciada em Pedagogia. Professora da Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC)

Como Citar

Dias da Silva, R. M., & Silva, R. B. da. (2020). EDUCAÇÃO INTEGRAL E TERRITÓRIOS ARTICULADOS NO ESTADO DO TOCANTINS: UMA ABORDAGEM POLÍTICA. Interfaces Científicas - Educação, 9(3), 41–57. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p41-57

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