EDUCAÇÃO INTEGRAL E TERRITÓRIOS ARTICULADOS NO ESTADO DO TOCANTINS: UMA ABORDAGEM POLÍTICA
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p41-57Palavras-chave:
Educação integral. Educação não-escolar. Territorialidade.Publicado
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Este artigo pretende refletir sobre os aspectos fundamentais para implementação da política de educação integral e/em tempo integral no Estado do Tocantins. Enfatiza-se, nesse sentido, a ampliação da jornada escolar, tendo como base teórica e analítica a integração e a organização de tempos e espaços educativos que favoreçam a formação integral do indivíduo. Problematiza-se os modos pelos quais a territorialidade é articulada ao contexto das políticas de educação integral no Tocantins. O caminho teórico-metodológico percorrido, a partir de estudo rigoroso sobre as políticas de Educação Integral, culminou numa abordagem de cunho qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Analiticamente, o estudo será centrado nas múltiplas e ambivalentes relações entre educação integral, políticas públicas, territorialidades e sua representação educativa. Os resultados da pesquisa incidem sobre duas dimensões: (a) uma educação que considere política e pedagogicamente todas as dimensões da vida requer a conexão e articulação de políticas educacionais e políticas sociais; (b) a educação integral, na situação analisada, traduz-se na valorização da atuação cidadã dos atores sociais, da educação não-escolar e dos conhecimentos e saberes territoriais.Como Citar
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