UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA O SERTÃO: PRINCÍPIOS DA ESCOLA NOVA NO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p47–54

Autores

  • Amanda Teixeira da Silva Universidade Federal do Cariri - UFCA

Palavras-chave:

Lourenço Filho. Educação. Escola Nova. Reforma Serpa. Ceará.

Publicado

2019-02-28

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Este trabalho pretende discutir as ideias de Manoel Bergström Lourenço Filho acerca da democratização do ensino primário no Brasil entre as décadas de 1920 e 1930. Lourenço Filho foi o intelectual responsável pela reforma do ensino público conduzida pelo estado do Ceará em 1922. Após sua temporada no estado, lançou o livro “Juazeiro do Padre Cícero”. Aqui, realizamos levantamento documental e bibliográfico em que cotejamos o referido livro e os artigos que publicava em anais acadêmicos e demais periódicos acerca da necessidade de uniformização da educação no Brasil. Os textos de Lourenço Filho por um lado, pregavam a universalização do ensino primário; por outro, defendiam que deveria ser dada prioridade à formação de uma elite capaz de governar os rumos da nação. Concluímos que é possível notar, já na reforma de 1922, indicativos das contradições que viriam a constituir o ideário da Escola Nova no Brasil.

Como Citar

Teixeira da Silva, A. (2019). UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA O SERTÃO: PRINCÍPIOS DA ESCOLA NOVA NO CEARÁ. Interfaces Científicas - Educação, 7(2), 47–54. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p47–54