O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p119-134

Autores

  • Gilmar Bezerra de Lima Graduado em matemática pela FABEJA – Belo Jardim; Pós-graduando em nível de Especialização: ensino de matemática – FATEC.
  • Pedro de Lima Araújo Graduado em matemática pela FABEJA – Belo Jardim; Pós-graduando em nível de Especialização: ensino de matemática – FATEC.
  • Evandro Bezerra Graduado em matemática pela FABEJA – Belo Jardim; Pós-graduando em nível de Especialização: ensino de matemática – FATEC.
  • Marilene Rosa dos Santos Professora Orientadora; Mestra e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco – UPE Campus Garanhuns; Coordenadora pedagógica da PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA/PE; Líder do grupo Intelectus de pesquisa e estudos em Educação Matemática e o Semear; Pesquisadora dos grupos de pesquisa Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática, Pró-Grandeza e Cognição, linguagem e subjetividade. Tem experiência na área de Educação Matemática e Formação de Professor.

Palavras-chave:

Conceito de Função. Software Régua e Compasso. Variáveis. Domínio de uma Função.

Publicado

2018-06-26

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Este artigo trata a respeito do estudo do conceito das funções, destacando o uso de softwares como uma boa ferramenta para a introdução desse assunto, pois observamos que o ensino tradicional tem deixado um pouco a desejar. Ele traz também um pequeno esboço da história das funções, mostrando personagens importantes nesse conteúdo. Frisamos, também, a importância desse conteúdo para a humanidade em diversas áreas e os problemas relacionados com a aprendizagem do conceito das funções. Assim, elaboramos uma pesquisa como forma de obtermos mais uma ferramenta para melhorar o ensino do conceito das funções, com uma turma da 8ª série da Escola Severino Cordeiro de Arruda, onde a turma foi dividida em dois grupos, aplicamos um pré-teste, para analisarmos os conhecimentos prévios dos alunos em álgebra com todos os alunos e realizamos aulas tradicionais com um grupo e com o uso de softwares com outro sobre o conceito de função, onde foram destacadas as variáveis dependentes e as independentes, o domínio de uma função e a definição de uma função. Após as aulas aplicamos um pós-teste para enfim compararmos os resultados e observarmos as diferenças dos rendimentos dos alunos nessas aulas.

Como Citar

Lima, G. B. de, Araújo, P. de L., Bezerra, E., & Santos, M. R. dos. (2018). O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 6(3), 119–134. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p119-134