MedioTec: Concepção de Educação Profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p9-22

Autores

  • Raquel De Oliveira Mendes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
  • Elza Ferreira Santos Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFS.
  • Reinaldo Vasconcelos Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
  • Marize da Silva Martins Mota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
  • Fabiana de Oliveira Lobão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Palavras-chave:

Educação Profissional. Mundo do trabalho e renda. Empregabilidade.

Publicado

2019-11-10

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Artigos

Resumo

Neste artigo, discute-se a concepção de educação profissional no contexto do MedioTec, que representa uma ação do Ministério da Educação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A proposta é refletir sobre o sistema econômico vigente e a crescente demanda por mão-de-obra especializada, além de analisar o processo de implementação do MedioTec no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Esta ação foi efetivada com o objetivo de fortalecer as políticas de educação profissional, promover a ampliação da oferta de vagas em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação articulando-a ao setor produtivo. A Educação Profissional brasileira, permeada por entendimentos divergentes acerca do trabalho, tem coexistido com as mais variadas concepções educacionais. Neste cenário, o MedioTec surge como mais uma proposta de formação voltada para o atendimento imediato das necessidades do mercado de trabalho, caracterizada por sua formação unidirecional, fragmentada e aligeirada, explicitada pelas perspectivas de formação técnica para o mundo do trabalho e renda.

Biografia do Autor

Raquel De Oliveira Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Geógrafa e Assistente Social do IFS, Especialista em Gestão das Organizações Públicas e mestranda do programa de mestrado profissional em Educação Profissional e tecnológica do IFS

Elza Ferreira Santos, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFS.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe; Professora do quadro permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFS. Rua José Deodato Soares, N. 83. Bairro Ponto Novo, Aracaju, CEP - 49097-340,

Reinaldo Vasconcelos Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Assistente em Administração no Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Especialista em Educação a Distância pelo SENAC/SE (2010). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Sergipe (2017 - ). Rua João Gêniton da Costa, n° 341, Bairro Jabutiana, Aracaju, Sergipe, Brasil. 79-98841-2541.

Marize da Silva Martins Mota, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Mestranda em Educação Profissional (PROFEPT) Pedagoga do Instituto Federal de Sergipe Professora da educação básica da rede pública estadual de Sergipe Praça Tobias Barreto, 466. Edf Tobias Barreto Bairro São José - Aju/Se Cep 49015-130

Fabiana de Oliveira Lobão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Psicóloga do IFS/Campus Aracaju. Graduada em Psicologia pela UFS, especialista em Gestão em Saúde da Família pela FANESE e mestranda no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT-IFS). Endereço: Avenida Poeta Vinícius de Morais, N 387, Edf Oscar Dantas, CEP 49037-490, Aracaju/Se. (79) 9.9995.1175

Como Citar

Mendes, R. D. O., Santos, E. F., Nascimento, R. V., Mota, M. da S. M., & Lobão, F. de O. (2019). MedioTec: Concepção de Educação Profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Interfaces Científicas - Educação, 8(1), 9–22. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p9-22

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