ANÁLISE DO CONHECIMENTO SOBRE CERRADO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p119-130

Autores

Palavras-chave:

Bioma. Preservação. Educação.

Publicado

2019-11-10

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Resumo Neste artigo, foi discutida a percepção dos alunos do ensino básico sobre o bioma cerrado e educação ambiental, com o intuito de relatar o conhecimento prévio e posterior a explanação feita em sala. Obteve como resultado, uma limitação de conhecimento sobre o bioma e o baixo interesse sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, porém a explanação despertou nos alunos o sentimento de cuidado com a natureza. Portanto, por mais deficiente que seja esse ramo da educação, momentos de conscientização na linguagem de crianças e jovens são fundamentais para a geração atual e futura.

Biografia do Autor

Ruth Raquel Soares de Farias, Universidade Federal do Piauí/ Orientadora do artigo.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1999), bem como a Especialização em Ciências Ambientais (2001), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado pelo programa de Biotecnologia (RENORBIO - UFPI) 2016. Professora da Faculdade de Ensino Superior do Piauí (FAESPI), no curso de Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicologia e Sistema de Informação. Ministra disciplinas de: Diversidade e e Relações Étnicorraciais, Fundamentos Teóricos e Metodológicos em Ciências Naturais, Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Geografia, Educação e Saúde, Metodologia Científica, TCC I, TCC II e TCC III, Pesquisa Educacional I, Ética Educacional, Estágio Supervisionado, Genética e várias outras do curso de biologia, ministradas na forma presencial e ou EAD; professora titular do Governo do Estado do Piauí trabalhando com Educação nas Prisões; Professora Substituta da Universidade Federal do Piauí (DMTE) e Pesquisadora do Programa de Biodiversidade do Trópico Ecotonal do Nordeste (BIOTEN) e presta serviços de caráter técnico para a Associação deste programa (ABIOTEN). Tem experiência na área de Botânica, Ecologia e Macrofauna Bêntica, com ênfase em inventário e monitoramento das fitocomunidades do Cerrado e ecótonos associados, principalmente nas seguintes frentes: biodiversidade, sustentabilidade, ambientalismo e educação ambiental.

Como Citar

Araujo, S. M. S. G., Magalhães, J. G., Ferreira, F. C., & Farias, R. R. S. de. (2019). ANÁLISE DO CONHECIMENTO SOBRE CERRADO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Interfaces Científicas - Educação, 8(1), 119–130. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p119-130

Referências

BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de Agosto de 1981. Política Nacional do Meio Ambiente. Brasília, DF. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938compilada.htm >. Acesso em: 21 de novembro de 2017.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. O Bioma Cerrado. Brasil, 2012. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado >. Acesso em: 21 de novembro de 2017.