RELATO DA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR NUM PROGRAMA DE PREVENÇÃO CONTRA DST: O WORKSHOP
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p205-217Palavras-chave:
equipe, Workshop, integração, trabalho, responsabilidade.Publicado
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Objetivo: verificar a validade e a capacidade do trabalho em equipe entre alunos do ensino superior em um projeto de integração. Métodos: Estudo com delineamento transversal avaliando o trabalho em equipe através de um questionário contendo 24 questões aplicadas em dois momentos diferentes, sendo antes e após o Workshop. Foi utilizada a escala do tipo Likert para mensuração e o questionário referente ao trabalho em equipe foi o mesmo usado por Pinho.6 Resultados: Sobre os conhecimentos adquiridos no processo de comunicação, em média 86,18% dos alunos concordou que havia reuniões periódicas para discussões. A presença de intercâmbio de informações obteve maior índice de concordância antes (95,92%) do que após (90,38%) o Workshop. A afirmativa “há um ambiente de tensão e desconfiança quando surge um conflito” foi aquela que obteve o maior índice de concordância. As afirmativas sobre sobreposição de tarefas e sobrecarga de trabalho para alguns alunos obtiveram resultados próximos tanto no pré quanto no pós workshop. A afirmativa “os papéis da equipe são claramente definidos” obteve um importante índice de aceitação após o trabalho. Após o trabalho, 75% dos alunos tinham a convicção de que em caso de erro de procedimento todos os membros da equipe seriam responsabilizados. Conclusão: O Workshop estimula os alunos a trabalharem em conjunto, exercitarem suas habilidades e desperta noções de responsabilidade e compromisso. Os alunos do ensino médio convidados beneficiam-se ao ter a oportunidade de adquirir conhecimento sobre DST e sua prevenção.Como Citar
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