Espaços da didática na prática pedagógica de professores do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p139-154Palavras-chave:
Espaço. Didática. Prática PedagógicaPublicado
2019-06-19
Downloads
Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Este artigo objetiva compreender que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior. Com suporte em debates sobre a formação didática para o exercício da docência universitária, incluindo os ditames da legislação educacional e do que se tem produzido academicamente, surgiu uma indagação demasiadamente desconsiderada na pesquisa em educação: Que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior? Dentre autores que fundamentam essa análise, destaca-se: Almeida (2012); D’Ávila e Veiga (2012); Franco e Pimenta (2010); Gil (2010); Libâneo (1994); Lima (2011); Lima e Sales (2002); Therrien (2012). O estudo adotou o método histórico-dialético ancorado em abordagem qualitativa e exploratória delineada no campo da memória. Para coleta de dados optou-se pelo uso de cartas (LIMA, 2006), que foram remetidas por correio eletrônico. Os sujeitos foram cinco professores do ensino superior. Resultados evidenciam que a Didática fundamenta a prática pedagógica, de modo crítico e reflexivo, sendo um campo de conhecimento relevante à realização dos três momentos da ação didática: planejamento, metodologias e avaliação. Conclui-se que, embora a Didática tenha destaque na formação e na prática docente, o ‘saber ensinar’ como campo científico e profissional necessita ocupar mais espaço no trabalho pedagógico universitário.Como Citar
Moraes, A. C., & Moura Castro, F. M. F. (2019). Espaços da didática na prática pedagógica de professores do ensino superior. Interfaces Científicas - Educação, 7(3), 139–154. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p139-154