UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p113-122

Autores

  • Conceição Bution Perin Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - campus de Paranavaí
  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Claudinei Magno Magre Mendes Universidade Estadual Julio Mesquita Filho - UNESP - Assis/Sp.

Palavras-chave:

Ensino, Hugo de São Vitor, Boaventura de Bagnoregio

Publicado

2017-07-05

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A pesquisa visa algumas questões sobre educação e ensino tratadas por dois autores clássicos da Idade Média: Hugo de São Vitor (1096-1141) e São Boaventura de Bagnoregio (1217-1274). O objetivo principal do estudo é entender como esses pensadores evidenciaram o ensino aos homens das suas épocas históricas e a importância do conhecimento para inserirem-se na sociedade à qual faziam parte. Ao estudarmos a História da Educação compreendemos a necessidade da reflexão sobre os valores que independem do período histórico para serem considerados essenciais para a formação humana. Compreendemos que o passado e o presente estão relacionados e que, sem esse entendimento, não conseguimos compreender as prioridades educacionais que possibilitaram a re/organização social em diferentes momentos históricos. Nesse sentido, para proceder à análise, adotamos o método que prioriza o tempo, a história de longa duração e a possibilidade de diferentes hipóteses, criadas por historiadores que debatem com outras ciências sociais.

Biografia do Autor

Conceição Bution Perin, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - campus de Paranavaí

Professora Doutora em Educação

Efetiva da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/campus de Paranavaí

Membro do Colegiado de Pedagogia

Professora do Programa de Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), desde 2014. Também é Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education, Imagens da Educação e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História da Educação [RBHE]. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, especialmente em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores. É filiada a ANPUH, ANPED, SBHE, SBHR e a ABREM.

Claudinei Magno Magre Mendes, Universidade Estadual Julio Mesquita Filho - UNESP - Assis/Sp.

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996). É professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: história e política, historiografia, debates políticos, intelectuais e cultura.

Como Citar

Perin, C. B., Oliveira, T., & Mendes, C. M. M. (2017). UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO. Interfaces Científicas - Educação, 5(3), 113–122. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p113-122

Referências

Bloch, Marc. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

Boaventura de Bagnoregio. Escritos Filosóficos-Teológicos. Trad. De Boni. Porto Alegre: Edipucrs, 1999.

Boaventura de Bagnoregio. In: Obras Escolhidas. Org. Luis A. De Boni. Brevilóquio. Caxias do Sul: Livraria Sulina Editora, 1963.

Boaventura de Bagnoregio. In: Obras Escolhidas. Org. Luis A. De Boni. Itinerário da Mente para Deus. Caxias do Sul: Livraria Sulina Editora, 1963.

Boaventura de Bagnoregio. In: Obras Escolhidas. Org. Luis A. De Boni. Redução das ciências à Teologia. Caxias do Sul: Livraria Sulina Editora, 1983.

Hugo de São Vitor. Didascálicon Da arte de ler. Tradução: Antonio Marchioni. Petrópolis. RJ: Vozes, 2001.

Marchioni, Antonio. In: Hugo de São Vitor. Didascálicon Da arte de ler. Petrópolis. RJ: Vozes, 2001.