HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n2p59-70

Autores

  • Edila Vianna da Silva Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro;Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense.
  • Gabriela Barreto de Oliveira Professora da rede pública estadual do Rio de Janeiro – SEEDUC; Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2016-02-29

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Edição

Seção

Artigos

Resumo

 Neste artigo apresentam-se as conclusões de pesquisa

realizada em escolas públicas e privadas do

Rio de Janeiro quanto à identificação de atitudes dos

professores em relação à variação linguística. Acrescenta-

se posterior reflexão crítica sobre as consequências

negativas de posturas discriminatórias para

o desenvolvimento linguístico do aluno. O trabalho,

que se apoia na teoria sociolinguística, busca investigar

o conhecimento dos docentes sobre a variação

e o modo como exploram didaticamente conceitos,

tais como mudança linguística, preconceito linguístico,

noções de “certo” e “errado”, entre outros, em

sala de aula de língua materna.

Como Citar

Silva, E. V. da, & Oliveira, G. B. de. (2016). HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA. Interfaces Científicas - Educação, 4(2), 59–70. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n2p59-70