PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n2p11-22Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Este estudo visou a analisar as práticas de ensino de
leitura e escrita de duas professoras alfabetizadoras
em processo de formação continuada. Como procedimentos
metodológicos, adotamos a observação participante
e a entrevista semiestruturada e, para analisar
os dados, recorremos à análise temática de conteúdo.
Os resultados evidenciaram um movimento entre as
propostas do curso de formação e as ações desenvolvidas
pelas professoras em sala de aula e não uma mera
repetição das orientações a que elas tiveram acesso.