A COMPANHIA DE JESUS: MODELO INOVADOR E MODERNIZANTE DO ENSINO NO INÍCIO DOS TEMPOS MODERNOS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p21-34

Autores

  • Peter Johann Mainka peter.ursel@t-online.de

Palavras-chave:

Companhia de Jesus, Tempos Modernos, educação católica, ensino médio e superior.

Publicado

2015-10-19

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Por volta de 1500, na virada da Idade Média para os Tempos Modernos, Estado e sociedade na Europa em geral e no Sacro Império Romano-Germânico passaram por transformações diferentes e profundas. Nesse período histórico de continuidade e mudança, de tensões e contradições, de tradição e inovação, a Companhia de Jesus, recém-fundada, se tornou um modelo inovador e modernizante da igreja católica, de Estado e sociedade e, especialmente, do ensino médio e superior. No foco deste artigo, colocaremos o momento histórico de reviravolta e a Companhia de Jesus que, como representante exemplar de um novo modelo de inovação e modernização, tornou-se o instrumento principal da Renovação Católica e da Contrarreforma no início dos Tempos Modernos, adquirindo monopólio no ensino médio e superior católico do Sacro Império Romano-Germânico, de quase toda Europa e, também, no Ultramar.

Biografia do Autor

Peter Johann Mainka, peter.ursel@t-online.de

Doutor em Neuere und Neueste Geschichte - Julius-Maximilians-Universität

Würzburg (1994). Atualmente é colaborador científico (professor) na

Bayerische Julius-Maximilians-Universität Würzburg. Foi professor e pesquisador

visitante na Universidade Estadual de Maringá (PR) entre 1999 e

2004; 2008 e 2009.

Como Citar

Mainka, P. J. (2015). A COMPANHIA DE JESUS: MODELO INOVADOR E MODERNIZANTE DO ENSINO NO INÍCIO DOS TEMPOS MODERNOS. Interfaces Científicas - Educação, 4(1), 21–34. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p21-34