INTERDISCIPLINARIDADE, COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES ÉTICAS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p101-114Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Complexidade. Educação. Ética.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Como as exigências do mundo contemporâneo impõem que a interdisciplinaridade e a complexidade contribuam para educação? Partindo da provocação feita por Morin (2000) sobre os saberes necessários à educação do futuro e a partir das discussões sobre o que são interdisciplinaridade e complexidade, este ensaio, que desenvolve uma análise com suporte metodológico na pesquisa bibliográfica, sinaliza que a relação entre elas proporciona e exige uma prática comprometida com o outro, com o mundo, com nós mesmos, que se constitui em saberes renovados, e que implicam questões éticas, necessárias agora e para o futuro.Como Citar
Referências
ADORNO, T. W. O ensaio como forma. In: ________ ; COHN, Gabriel. Theodor W. Adorno sociologia. São Paulo: Ática, 1986. p.167-187.
ANDRADE, Érico. Uma crítica à teoria da complexidade proposta por Edgar Morin. Dissertatio, UFPel, n.26, 2007. p.167-187.
AUDY, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa (Orgs.). Inovação e interdisciplinariedade na universidade. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2007.
BIANCHI, Françoise. O caminho do método. In: PENA-VEJA, A. e NASCIMENTO, E. P. de (orgs). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. Pp119-128.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinariedade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
FONSECA, T.M.G. Acerca da ética e da perspectiva interdisciplinar. In: JACQUES, M.G.C., et al. (Orgs) Relações sociais e ética [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 12-17.
GALEFFI, Dante Augusto. Saberes plurais e difusão do conhecimento em educação. In: GURGEL, P.R.H; SANTOS, W. N. (orgs). Saberes plurais, difusão do conhecimento e práxis pedagógica. Salvador: EDUFBA, 2011. p.15-47.
GIACOIA JR, Oswaldo. O fim do humanismo e tarefa do pensamento. In: NOVAES, Adauto (org). Mutações: a experiência do pensamento. São Paulo: edições Sesc SP, 2010. p.63-90.
GIOLO, Jaime. Três críticas aos sete saberes necessários à educação do futuro. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2004/Painel/Painel/07_58_17_TRES_CRITICAS_AOS_SETE_SABERES_NECESSARIOS_A_EDUCACAO_DO_FUT.pdf. Acesso em 20/02/2015.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora: 1976.
JAPIASSU, Hilton. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Imago, 1981.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento / Edgar. Morin; tradução Eloá Jacobina. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/Brasília: UNESCO, 2000.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 2005.
PETRAGLIA, Izabel. Complexidade em tempos incertos. Notandum, Libro 11: CEMOrOC-Feusp / IJI-Universidade do Porto, 2008, p.17-24. Disponível em: http://www.hottopos.com/notand_lib_11/izabel.pdf. Acesso em 22 abr. 2015.
POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em revista, v.1, n.1, p.3-15, 2005. Disponível em: <http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/186/103>. Acesso em: 11 abr. 2014.
RANCIÉRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3 ed, Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
SANTOS JR, Roberto Lopes dos. A abordagem teórica de Lena Vania Ribeiro Pinheiro sobre os conceitos inter e transdisciplinaridade. Transinformação, Campinas, v. 23, n. 3, dez. 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862011000300005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862011000300005.
SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. p.71-83.