INTERDISCIPLINARIDADE, COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES ÉTICAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p101-114

Autores

  • Gabriela Maia Reboucas Universidade Tiradentes - UNIT/SE Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
  • Verônica Teixeira Marques Universidade Tiradentes - UNIT/SE Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
  • Ajibola Isau Badiru Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Complexidade. Educação. Ética.

Publicado

2015-10-19

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Artigos

Resumo

Como as exigências do mundo contemporâneo impõem que a interdisciplinaridade e a complexidade contribuam para educação? Partindo da provocação feita por Morin (2000) sobre os saberes necessários à educação do futuro e a partir das discussões sobre o que são interdisciplinaridade e complexidade, este ensaio, que desenvolve uma análise com suporte metodológico na pesquisa bibliográfica, sinaliza que a relação entre elas proporciona e exige uma prática comprometida com o outro, com o mundo, com nós mesmos, que se constitui em saberes renovados, e que implicam questões éticas, necessárias agora e para o futuro.

Biografia do Autor

Gabriela Maia Reboucas, Universidade Tiradentes - UNIT/SE Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Gabriela Maia Rebouças é doutora em Filosofia e Teoria do Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP-SE) no Núcleo de Tecnologias Sociais é líder do grupo “Acesso à justiça, direitos humanos e resolução de conflitos”, ativo no diretório de grupos do CNPq. É professora da graduação e do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes, do Núcleo Interdisciplinar de Pós-graduação do Centro Universitário Tiradentes. Autora da obra “Tramas entre subjetividades e direito: a constituição do sujeito em Michel Foucault e os sistemas de resolução de conflitos”, publicada em 2012 pela Lumen Juris. Rua De. Clóvis Rollemberg, 621, bairro Atalaia, Aracaju/SE. gabriela.maia@pq.cnpq.br;

Verônica Teixeira Marques, Universidade Tiradentes - UNIT/SE Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Verônica Teixeira Marques é Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia(UFBA), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe(UFS), onde iniciou sua carreira docente como professora substituta em 1999. Atualmente é pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP, do Núcleo Interdisciplinar de Pós-graduação do Centro Universitário Tiradentes, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e da Graduação de Direito da Universidade Tiradentes. Praça Camerino, 161 – apto 1002. Bairro São José. Aracaju-SE. veronica_marques@set.edu.br.

Ajibola Isau Badiru, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Ajibola Isau Badiru é Doutor em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2006) com pós-doutorados em Estudos Urbanos e Regionais. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (1999) e Arquiteto (1990) pela Universidade Federal da Paraíba. Colabora como pesquisador no Grupo GEOPLAN com foco na Ecologia da paisagem e Planejamento Socioambiental. Leciona no Centro Universitário Tiradentes, Maceió-Alagoas, onde participa como Professor Titular no Núcleo Interdisciplinar de Pós-graduação. ajibola_badiru@fits.edu.br

Como Citar

Reboucas, G. M., Marques, V. T., & Badiru, A. I. (2015). INTERDISCIPLINARIDADE, COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES ÉTICAS. Interfaces Científicas - Educação, 4(1), 101–114. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p101-114

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