MEMÓRIA(S) DO PROCESSO DE EXPANSÃO DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DA BAHIA - UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE VITÓRIA DA CONQUISTA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p57-66

Autores

  • Gilneide de Oliveira Padre Lima Instituto Federal Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus de Vitória da Conquista
  • Camila Nunes Duarte Silveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lívia Diana Rocha Magalhães Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Publicado

2015-10-19

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Após completar cem anos de Educação Profissional, em 2009, as escolas da rede federal brasileira passaram por reformulações na sua estrutura: de Escola de Aprendizes e Artífices até os atuais Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Dentro dessas transformações, nasceu a Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) de Vitória da Conquista - Ba, na década de 1990. Esta pesquisa objetivou estudar o movimento de implantação dessa instituição escolar observando o seu contexto sócio-histórico e econômico e as múltiplas relações que ali ocorreram. Analisamos o processo de expansão da Escola Técnica Federal da Bahia, destacando os antecedentes, a implantação propriamente dita e os primeiros anos de funcionamento da Unidade Descentralizada de Ensino de Vitória da Conquista, por meio das memórias construídas pelo seu grupo de fundadores. Os resultados indicaram que ao longo do processo de instituição da escola, foram constituídas memórias pessoais e coletivas em conformidade com os lugares que os sujeitos ocupam, configurando assim, a história e memória social da UNED de Vitória da Conquista, o que evidencia a relação dialógica existente entre elas.

Biografia do Autor

Gilneide de Oliveira Padre Lima, Instituto Federal Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus de Vitória da Conquista

Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB Campus Vitória da Conquista. Participante dos grupos de Pesquisa História, Trabalho e Educação e Memória geracional, Políticas Educacionais e Trajetórias Sociais ambos do Museu Pedagógico da UESB. Professora do Instituto Federal Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus de Vitória da Conquista.

Camila Nunes Duarte Silveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós - Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB Campus Vitória da Conquista. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, e participante dos grupos de Pesquisa Fundamentos em Memória, Religião, Imagem e Educação e Memória Geracional, Políticas Educacionais e Trajetórias Sociais, ambos do Museu Pedagógico da UESB. 

Lívia Diana Rocha Magalhães, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Doutora em educação pela UNICAMP, com pós-doutorado em Psicologia Social pela UERJ e estágio na Universidad Complutense de Madri. Coordenadora Geral do Museu Pedagógico da UESB, do grupo de Pesquisa Memória Geracional, Políticas Educacionais e Trajetórias Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da UESB. 

Como Citar

de Oliveira Padre Lima, G., Nunes Duarte Silveira, C., & Rocha Magalhães, L. D. (2015). MEMÓRIA(S) DO PROCESSO DE EXPANSÃO DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DA BAHIA - UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE VITÓRIA DA CONQUISTA. Interfaces Científicas - Educação, 4(1), 57–66. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p57-66