As memórias de um grupo de professores aposentados sobre suas formações e as práticas pedagógicas em Rondonópolis-MT
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n2p37-46Palavras-chave:
Ensino, Geografia, CurrículoDownloads
Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir as trajetórias de formação e das práticas pedagógicas de um grupo de professores de Geografia aposentados. O método de estudo utilizado foi a pesquisa qualitativa com a metodologia de trabalho fundamentado na História Oral. A técnica de coleta das informações se deu com a gravação de depoimentos, e o recorte para o estudo se subdivide em três pontos bem definidos: o primeiro espacial, o município de Rondonópolis – Mato Grosso, Brasil; o segundo, a rede pública de ensino e o terceiro, professores aposentados com idade acima dos sessenta anos. Os resultados apresentam a formação dos professores, em um ensino tradicional com a memorização dos conteúdos, prática fundamentada nas orientações curriculares da época.Como Citar
Soares, W. J. (2014). As memórias de um grupo de professores aposentados sobre suas formações e as práticas pedagógicas em Rondonópolis-MT. Interfaces Científicas - Educação, 2(2), 37–46. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n2p37-46