AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT.

  • Vera Maria Santos Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Ensino. Geografia. Currículo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir as trajetórias de formação e das práticas pedagógicas de um grupo de professores de Geografia aposentados. O método de estudo utilizado foi a pesquisa qualitativa com a metodologia de trabalho fundamentado na História Oral. A técnica de coleta das informações se deu com a gravação de depoimentos, e o recorte para o estudo se subdivide em três pontos bem definidos: o primeiro espacial, o município de Rondonópolis – Mato Grosso, Brasil; o segundo, a rede pública de ensino e o terceiro, professores aposentados com idade acima dos sessenta anos. Os resultados apresentam a formação dos professores, em um ensino tradicional com a memorização dos conteúdos, prática fundamentada nas orientações curriculares da época.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Maria Santos, Universidade Federal de Sergipe
Possuo Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1985), Especialização em Geografia da Agricultura (1988), Mestrado em Educação (2004) e Doutorado em Educação pela mesma Instituição (2011). Exerço a função de Técnico em Assuntos Educacionais da UFS, lotada no Departamento de Geografia. Desde 2009, até a presente data sou Pesquisadora I da Capes e coordeno três disciplinas do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Aberta do Brasil/UFS: História do Pensamento Geográfico, Geografia e Filosofia e Geografia de Sergipe. Integro o Grupo de Pesquisa em História da Educação, desde 2009, até a presente data e pesquiso na área da Geografia Histórica atuando principalmente nos seguintes temas: livro-didático, disciplinas escolares e ainda a instrução no período colonial em Sergipe.

Referências

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança dos velhos, 15. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRITO, Marilza Elizardo. Memória e cultura. In: cadernos da memória da eletricidade. Centro de memória da eletricidade no Brasil, Rio de Janeiro: 1998. P, 3–20.

DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

FREIRE, Paulo; SHOR Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, 41. ed. 2005.

FONTOURA, Maria Madalena. Fico ou vou – me embora? In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto. 2007. p. 171–197. (Coleção ciência da educação).

GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. IN: Nóvoa Antônio (Org.). Vida de professores. Coleção ciência da educação, 2. Ed. Porto Portugal: Porto. 2007. Cap. 3, p. 63 – 78.

GUIMARÂES, Dulci Maria Pamplona. Memória e história oral. In: Revista DIALOGUS, n. I. Ribeirão Preto: 2005. p. 11-18. V. 1.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução SIDOU, Beatriz. São Paulo: Centauro. 2006.

LEITE, Gervásio. Um século de Instrução Pública. Goiânia: Rio Bonito, 1970.

NÓVOA, António. Os Professores e a as histórias de suas vidas. In: Nóvoa (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto. 2007. Cap. 1, p. 11 – 30. (Coleção ciência da educação).

PORTELLI, Alessandro. Memória e diálogo: desafios da história oral para a ideologia do Século XXI. In: FERREIRA. Marieta de Moraes. (Org.). Desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Fiocruz casa de Osvaldo Cruz - CPDOC – Fundação Getúlio Vargas, 2000. Cap. 4, p. 67–71.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de & PONTUSCHKA, Nidia Nacib Geografia em Perspectiva. SP. Contexto, 2002. P, 187 a 194.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Experimento com história de vida (Brasil – Itália), Revistas dos Tribunais Ltda. São Paulo 1988.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidades: uma introdução as teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Publicado
2016-06-05
Como Citar
Santos, V. M. (2016). AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT. Interfaces Científicas - Educação, 4(3), 9-18. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p9-18
Seção
Artigos