AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT.
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p9-18Palavras-chave:
Ensino. Geografia. CurrículoPublicado
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O presente trabalho tem como objetivo discutir as trajetórias de formação e das práticas pedagógicas de um grupo de professores de Geografia aposentados. O método de estudo utilizado foi a pesquisa qualitativa com a metodologia de trabalho fundamentado na História Oral. A técnica de coleta das informações se deu com a gravação de depoimentos, e o recorte para o estudo se subdivide em três pontos bem definidos: o primeiro espacial, o município de Rondonópolis – Mato Grosso, Brasil; o segundo, a rede pública de ensino e o terceiro, professores aposentados com idade acima dos sessenta anos. Os resultados apresentam a formação dos professores, em um ensino tradicional com a memorização dos conteúdos, prática fundamentada nas orientações curriculares da época.
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