EXPLORANDO O IMPACTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: ANÁLISE DE ESTUDO DE CASO EM LINHARES, ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p256-268

Autores

  • Wedson Estevão do Nascimento Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Vinicius da Silva Freitas Universidade Estácio de Sá
  • José Roberto Gonçalves de Abreu Centro Universitário Vale do Cricaré

Publicado

2024-11-21

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Seção

Artigos

Resumo

O estudo se concentrou na percepção dos professores de Educação Física das escolas públicas em Linhares-ES sobre a promoção da saúde dentro do contexto da disciplina escolar. Destaca-se a necessidade de uma reflexão sobre a abordagem específica da saúde no âmbito da Educação Física, enfatizando a importância de uma prática educativa coerente e comprometida com o desenvolvimento integral dos alunos. A pesquisa, realizada em colaboração com professores de uma escola pública do município, teve como objetivo principal compreender a visão dos docentes sobre a interseção entre saúde e Educação Física no ambiente escolar. A metodologia empregada incluiu uma revisão bibliográfica teórica qualitativa para fundamentar a discussão sobre o papel dos professores na promoção da saúde por meio da Educação Física escolar, além de um estudo de caso exploratório envolvendo a avaliação de seis professores por meio da aplicação de um questionário semiestruturado.

Biografia do Autor

Wedson Estevão do Nascimento, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré.

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Professor Pesquisador no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia. 

Como Citar

Nascimento, W. E. do, Freitas, V. da S., & Abreu, J. R. G. de. (2024). EXPLORANDO O IMPACTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: ANÁLISE DE ESTUDO DE CASO EM LINHARES, ESPÍRITO SANTO. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 256–268. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p256-268