A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E O ESPORTE COMO DIREITO NO SISTEMA PRISIONAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2025v13n1p87-102

Autores

  • Ariany Lucindo Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Vinicius da Silva Freitas Universidade Estácio de Sá
  • José Roberto Gonçalves de Abreu Centro Universitário Vale do Cricaré

Publicado

2025-05-21

Downloads

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A pesquisa em questão investigou o impacto da Educação Física, especificamente a prática esportiva, no processo de ressocialização de detentos em um Centro de Detenção Provisória (CDP) masculino no Estado do Espírito Santo. A pesquisa foi conduzida ao longo de três meses, equivalente a um semestre letivo, com 37 participantes. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar a prática de atividade física e o esporte como direito no sistema prisional e propor um plano de ação aos detentos para o ensino de Educação física. A metodologia utilizada foi uma pesquisa ação, com abordgem descritiva. A análise buscou compreender as percepções dos detentos sobre a prática da atividade física, especialmente no ambiente prisional. Concluiu-se que a abordagem adotada transcendeu as barreiras do ambiente penitenciário, impactando positivamente a vida dos detentos. A complexidade do ambiente prisional exigiu criatividade, adaptabilidade e uma compreensão profunda das necessidades específicas dos participantes. Nesse sentido, o planejamento estratégico, considerando as limitações e particularidades do ambiente, foi essencial para o sucesso das atividades. A flexibilidade do plano de aulas permitiu superar desafios como a escassez de espaço, restrições de segurança e diversas habilidades físicas dos detentos.

Biografia do Autor

Ariany Lucindo, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestra em Educação Ciência e Tecnologia - UNIVIC- UNIVERSIDADE VALE DO CRICARÉ . Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA pela FACULDADE MULTIVIX NOVA VENÉCIA (2015) graduação em EDUCACAO FISICA BACHAREL pelo Centro Universitário do Espírito Santo UNESC (2018) . Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade Vale do Cricaré, FVC (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, EJA Ensino Fundamental e Médio do Sistema Prisional da SEDU, Musculação ( treinamento Personalizado), aulas aeróbicas como Spinning e Jump, Treinamento Funcional, Ginástica Rítmica pelo projeto campeões de futuro- SESPORT. CREF : 007506-G/ES 

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Professor Pesquisador no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia. 

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Autor do livro ?Educação Física e Desenvolvimento Regional?, atualmente é Pró-reitor de Inovação, Extensão e Pesquisa e coordena dos Cursos de: Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Vale do Cricaré. Na mesma IES, coordena do Comitê de Ética em Pesquisa e integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da FVC.. Foi Subsecretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atuou como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus, Hospital Roberto A. Silvares e integrou a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15.

Como Citar

Lucindo, A., Freitas, V. da S., & Abreu, J. R. G. de. (2025). A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E O ESPORTE COMO DIREITO NO SISTEMA PRISIONAL. Interfaces Científicas - Educação, 13(1), 87–102. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2025v13n1p87-102