AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p121-136

Autores

  • Eniel Espírito Santo
  • Roney Gusmão UFRB
  • Jeferson Santana dos Santos

Publicado

2024-04-29

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Artigos

Resumo

Interessa-nos analisar o nível das competências digitais dos professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP-TLB), visando identificar lacunas que dificultam sua práxis pedagógica online. O estudo fundamenta-se no marco teórico das competências digitais dos professores (DigCompEdu), que pressupõe as tecnologias digitais ressignificadas a partir das necessidades contextuais. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e dados coletados com 20 professores do CEEP-TLB, por meio da escala de autoavaliação DigCompEdu. Os resultados apontam que os professores estão no nível mediano, B1 (integradores), são capazes de aplicar e refletir sobre sua práxis com as tecnologias. Entretanto, possuem lacunas em usar estratégias de pesquisa online; no desenvolvimento de metodologias ativas e no fornecimento de orientações aos estudantes para um comportamento seguro online. Concluímos que a autoavaliação possibilitou identificar os pontos de melhoria, revelando as necessidades formativas dos professores no desenvolvimento das competências digitais.

Como Citar

Espírito Santo, E., Gusmão, R., & Santana dos Santos, J. (2024). AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 121–136. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p121-136