AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p121-136Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Interessa-nos analisar o nível das competências digitais dos professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP-TLB), visando identificar lacunas que dificultam sua práxis pedagógica online. O estudo fundamenta-se no marco teórico das competências digitais dos professores (DigCompEdu), que pressupõe as tecnologias digitais ressignificadas a partir das necessidades contextuais. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e dados coletados com 20 professores do CEEP-TLB, por meio da escala de autoavaliação DigCompEdu. Os resultados apontam que os professores estão no nível mediano, B1 (integradores), são capazes de aplicar e refletir sobre sua práxis com as tecnologias. Entretanto, possuem lacunas em usar estratégias de pesquisa online; no desenvolvimento de metodologias ativas e no fornecimento de orientações aos estudantes para um comportamento seguro online. Concluímos que a autoavaliação possibilitou identificar os pontos de melhoria, revelando as necessidades formativas dos professores no desenvolvimento das competências digitais.