Projeto de Pesquisa: FASE crucial para o sucesso de uma investigação científica

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n2p153-162

Autores

  • Maria de Fátima Nascimento Universidade Tiradentes
  • Hortência de Abreu Gonçalves Universidade Tiradentes
  • Kathia Cilene Santos Nascimento Universiadde Tiradentes.

Palavras-chave:

Pesquisa científica, projeto de pesquisa, etapas da investigação

Publicado

2014-02-18

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Artigos

Resumo

No âmbito do ensino superior, a prática da investigação científica necessita da elaboração do projeto de pesquisa, como roteiro que distribui as etapas de sua realização. Objetivou-se descrever o projeto de pesquisa e sua importância no âmbito da construção do conhecimento. Para tanto, recorreu-se ao levantamento de fontes secundárias, bem como a órgãos oficiais de pesquisa, a exemplo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Nesta fase da educação, tem destaque a inquietação e a curiosidade surgidas em decorrência das novas descobertas científicas. Este processo ocorre mediante procedimento racional, sistemático e crítico, visando à prática investigativa.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Nascimento, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1982), Mestrado em Comunicação e Cultura (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunto III - Univerdidade Tiradentes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação continuada, educação à distância, métodos e pesquisa em educação, leitura e escrita e metodologia científica, disciplinas pedagógicas, História e Filosofia da Educação, Educação e Diversidade, Prática de Ensino Supervivionado, Didática e Organização do Trabalho Pedagógico.

Hortência de Abreu Gonçalves, Universidade Tiradentes

Graduada e bacharel em História, Mestre em Sociologia, Mestre em Geografia e Doutora em Geografia - Universidade Federal de Sergipe; pós-doutora em Estudos Culturais - PACC/FACC/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Educação a Distância da Universidade Tiradentes.

Kathia Cilene Santos Nascimento, Universiadde Tiradentes.

Graduada em Letras Português pela Universiadde Tiradentes; Especialista em Libras pela Faculdade Pio X; Especialista em Linguística pela Universiadde Gama Filho; aluno do Curso de Especialização em educação a Distância pelo SENAC; Aluna especial do curso de Mestrado em Educação e Comunicaçaõ da Universidade Tiradentes.

Como Citar

Nascimento, M. de F., Gonçalves, H. de A., & Santos Nascimento, K. C. (2014). Projeto de Pesquisa: FASE crucial para o sucesso de uma investigação científica. Interfaces Científicas - Educação, 2(2), 153–162. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n2p153-162

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