MÉTODOS E TECNOLOGIAS EMPREGADOS NO TRATAMENTO DE RESÍDUOS HOSPITALARES: UMA PROSPECÇÃO DE PATENTES
METHODS AND TECHNOLOGIES USED IN THE TREATMENT OF HOSPITAL WASTE: A PATENTS PROSPECT
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p68-80Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise de patentes que oferecem tecnologias para tratamento de resíduos hospitalares. A pesquisa se deu através de bancos de dados nacionais como o instituto nacional da propriedade industrial (INPI) e internacionais como World Intellectual Property Organization (WIPO) e European Patent Office (EPO) por meio de palavras-chave. O Brasil é um dos integrantes do PCT (Patent Cooperation Treat), no entanto apesar deste acordo, os EUA e a China, ainda, apresentam uma maior representatividade nos sistemas de patentes relevantes. Tendo em consideração que o descarte de resíduos hospitalares é uma problemática recorrente, é importante o incentivo em pesquisas para o desenvolvimento de novas técnicas a nível nacional de modo a garantir a autonomia da produção.