PERFIL DOS CASOS DE ÓBITOS POR SINDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE CAUSADA PELO SARS-SCOV-2 NA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p531-545

Autores

Publicado

2023-12-04

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Objetivo: identificar o perfil sociodemográfico e clínico dos casos de óbitos por SRAG causada pela Covid-19 na Paraíba, Brasil. Método: Trata-se de um estudo observacional, transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa. A pesquisa contou com 1.431 casos de SRAG causada pela Covid-19, registrados entre 09/01/2021 a 10/03/2022, no Estado da Paraíba. Na análise estatística utilizou-se o Teste Não-Paramétrico Qui-Quadrado de Pearson. Resultados: Verificou-se uma associação significativa entre o óbito e as variáveis: faixa etária, escolaridade, dispneia, desconforto respiratório, saturação de O2 abaixo de 95%, perda de olfato e paladar. Além disso, também foi observado associação do óbito com a presença de doença cardiovascular crônica, doença renal crônica, necessidade de internação em UTI e necessidade de suporte ventilatório. Conclusão: Faz-se necessário a ampliação da campanha de vacinação e a adaptação das ações de prevenção e controle, a fim de reduzir o risco de óbito.

Biografia do Autor

Hemílio Fernandes Campos Coelho, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Doutorado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba.

Aline Roseane Queiroz de Paiva Faria, Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Médica oftalmologista, preceptora da residência médica em oftalmologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba; Doutora em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba.

Rebeca Rocha Carneiro, Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Enfermeira infectologista assistencial EBSERH / Hospital Universitário Lauro Wanderley; Doutoranda em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba.

Ulanna Maria Bastos Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Enfermeira. Doutorado em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba.

Caliandra Maria Bezerra Luna Lima, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba.

Como Citar

Batista Silva, A., Fernandes Campos Coelho, H. ., Roseane Queiroz de Paiva Faria, A. ., Rocha Carneiro, R. ., Bastos Cavalcante, U. M. ., & Bezerra Luna Lima, C. M. . (2023). PERFIL DOS CASOS DE ÓBITOS POR SINDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE CAUSADA PELO SARS-SCOV-2 NA PARAÍBA. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 9(2), 531–545. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p531-545