PERFIL DOS CASOS DE ÓBITOS POR SINDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE CAUSADA PELO SARS-SCOV-2 NA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p531-545Published
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Abstract
Objetivo: identificar o perfil sociodemográfico e clínico dos casos de óbitos por SRAG causada pela Covid-19 na Paraíba, Brasil. Método: Trata-se de um estudo observacional, transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa. A pesquisa contou com 1.431 casos de SRAG causada pela Covid-19, registrados entre 09/01/2021 a 10/03/2022, no Estado da Paraíba. Na análise estatística utilizou-se o Teste Não-Paramétrico Qui-Quadrado de Pearson. Resultados: Verificou-se uma associação significativa entre o óbito e as variáveis: faixa etária, escolaridade, dispneia, desconforto respiratório, saturação de O2 abaixo de 95%, perda de olfato e paladar. Além disso, também foi observado associação do óbito com a presença de doença cardiovascular crônica, doença renal crônica, necessidade de internação em UTI e necessidade de suporte ventilatório. Conclusão: Faz-se necessário a ampliação da campanha de vacinação e a adaptação das ações de prevenção e controle, a fim de reduzir o risco de óbito.