TERAPIA NUTRICIONAL EN PACIENTES DIABÉTICOS HOSPITALIZADOS POR ENFERMEDAD DE SARS-COV-2:
REVISIÓN SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p122-133Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática em relação ao uso de terapias nutricionais como primeira indicação dietética para o paciente SARS-CoV-2 positivo hospitalizado com DM2. Foi utilizada a metodologia PRISMA e a exploração sistemática foi realizada nos buscadores científicos: PubMed, ScienceDirect, Google acadêmico, Scopus, Cochrane e EBSCO no período de 2019 a 2022. Foram encontrados 1535 artigos, dos quais apenas 6 artigos atendiam aos requisitos critérios de inclusão. Esta revisão demonstrou que, apesar das altas taxas de mortalidade em pacientes com DM2 positivo para SARS-CoV-2, a expectativa de vida de pacientes hospitalizados pode ser melhorada levando em consideração as diferentes terapias nutricionais (suplementação de vitamina D, Omega -3, mudanças no estilo de vida, monitoramento do nível de glicose) durante e após a internação.