ASSOCIAÇÃO ENTRE O ALFABETISMO EM SAÚDE BUCAL E OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE AVULSÃO DENTÁRIA
DOI :
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p977-991Publié-e
Téléchargements
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Résumé
O objetivo do trabalho foi avaliar a influência do Alfabetismo em Saúde Bucal (ASB) nos conhecimentos de estudantes de educação física sobre avulsão e reimplante dentários, bem como o efeito de uma intervenção educativa nesses conhecimentos. Realizou-se um estudo quase-experimental com 53 graduandos em Educação Física. Os estudantes responderam a três questionários, um sociodemográfico e sobre informações do curso, outro com perguntas relativas à avulsão e reimplante dentários, e ao instrumento que avalia o ASB, Health Literacy Scale (HELD - 14). O questionário sobre avulsão e reimplante dentário foi respondido no início da pesquisa e imediatamente após a entrega de um folheto educativo sobre o tema. Os dados foram analisados descritivamente e pelos testes Shapiro-Wilk, t de Student e McNemar (α = 5%). Os escores médios de ASB foram maiores nos indivíduos que sabiam os conceitos corretos de avulsão dentária e de reimplante dentário e que afirmaram ser capazes de reimplantar um dente avulsionado, porém sem diferença estatisticamente significativa (p>0,05). O conhecimento inicial sobre o assunto foi baixo em todos os itens do questionário. Houve uma melhora significativa nos quesitos referentes a tais conceitos, bem como na conduta correta a ser realizada, local apropriado para o armazenamento e no tempo ideal para a realização do reimplante após a entrega do folheto (p<0,001). Conclui-se que o ASB não influenciou nos conhecimentos sobre avulsão e reimplante dentário e que a intervenção educativa contribuiu de maneira positiva para o aumento dos conhecimentos dos estudantes de Educação Física sobre o tema.