AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE NUTRICOSMÉTICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE CABELO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2021v8n3p385-398Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Os padrões de beleza têm aumentado a demanda por suplementos nutricionais, denominados nutricosméticos, que apresentam diversas finalidades estéticas, dentre elas benefícios no tratamento de cabelo e unha. O presente estudo tem por finalidade realizar uma análise da composição nutricional desses produtos encontrados no mercado. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva dos produtos encontrados com a finalidade de obter dados quanto a composição nutricional, indicação de uso e posologia. Dessa forma, foram encontrados e tabulados 75 produtos que atendessem as características do estudo. Com relação a composição nutricional, forma encontrados como destaque: biotina com 88%; piridoxina com 82%; o zinco, que representou 80% dos produtos analisados; selênio, presente em 61% dos produtos; vitamina C e E com 60%; e cobre em 33% dos produtos. Além dos minerais e vitaminas encontrados nos produtos, foi identificada a presença de compostos bioativos. A partir da análise, observou-se que esses nutrientes apresentam uma relação com o crescimento e fortalecimento de anexos cutâneos como cabelo e unha. Porém, torna-se fundamental o desenvolvimento de mais estudos nessa área quanto a efetividade desses produtos, bem como a orientação de um profissional na prescrição, no sentido de adequar o padrão alimentar com a necessidade de suplementação nutricional.