CONECTIVOS EM PETIÇÕES INICIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS PARA ANÁLISE

Autores

  • Ludmila Brito Faculdade Católica Dom Orione
  • Nilsandra Martins de Castro Faculdade Católica Dom Orione e Universidade Federal do Tocantins
  • Bruno Gomes Pereira Universidade Federal do Tocantins.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2015v4n1p45-52

Palavras-chave:

Petições Iniciais. Operadores Argumentativos. Gênero Discursivo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como ocorre o uso dos operadores argumentativos da Língua Portuguesa, também chamados de conectivos, no gênero discursivo Petição Inicial. Estamos inseridos no campo de estudos da Linguística Textual (LT), pois entendemos que o texto deve ser considerado como célula central para o desenvolvimento das análises linguísticas aqui apresentadas. A pesquisa é do tipo documental, tendo em vista que analisamos Petições Iniciais devidamente produzidas por acadêmicos do curso de direito da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), em Araguaína. A abordagem é qualitativa, pois consideramos a produção dos dados como algo diretamente ideológico e dedutivo. Lembramos que é a primeira vez que o corpus da pesquisa é submetido ao tratamento científico. A análise revela que o uso dos conectivos sem muita articulação gramatical com os demais elementos da cadeia sintática, o que revela uma provável dificuldade de manipular tais elementos linguísticos. PALAVRAS-CHAVE: Petições Iniciais. Operadores Argumentativos. Gênero Discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Brito, Faculdade Católica Dom Orione

Graduanda em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione.

Nilsandra Martins de Castro, Faculdade Católica Dom Orione e Universidade Federal do Tocantins

Professora de Metodologia Aplicada ao Direito e Redação Jurídica da Faculdade Católica Dom Orione.

Bruno Gomes Pereira, Universidade Federal do Tocantins.

Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde apresentou a monografia "Produção Textual: Problemas de coerência e coesão a partir do uso inadequado de operadores argumentativos e referenciais", situando seu trabalho no campo da Linguística Textual (LT). Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco (FAPAF), com o trabalho de conclusão "A relação indissociável entre língua e cultura no documentário Língua: Vidas em Português". Mestre em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde defendeu a dissertação "Professores em Formação Inicial no Gênero Relatório de Estágio Supervisionado: Um estudo em licenciaturas paraenses", pesquisa desenvolvida a respeito das práticas de letramento de professores em formação inicial em diferentes licenciaturas do Estado do Pará. Doutorando em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) também pela UFT. Membro do Conselho Científico da Revista Ribanceira, periódico semestral do curso de Letras da UEPA. Autor do livro "Autorrepresentações de Alunos-Mestre em Licenciaturas Paraenses: Um Estudo Sistêmico-Funcional" (2014) e organizador da obra "Língua e Literatura: Interfaces com o Ensino" (2015). Atuou como docente na UEPA, ministrando disciplinas nos cursos de Letras, Pedagogia e Enfermagem, e também na UFT, onde lecionou nos cursos de Letras (Língua Portuguesa), Geografia, Zootecnia e Medicina Veterinária. É membro dos grupos de pesquisa: Letramento, estudos linguísticos, ensino e formação de professores de Língua Portuguesa, na UEPA, coordenado pelo Profº Dr. Samuel Pereira Campos; Linguística, Educação e Literatura (LELIT), também na UEPA, coordenado pela Profª Drª Eliete de Jesus Bararuá Solano; Sistêmica através das Línguas (SAL), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC\SP), coordenado pela Profª Drª Leila Bárbara; e Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados (PLES), na UFT, coordenado pelo Profº Dr. Wagner Rodrigues Silva.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Brito, L., de Castro, N. M., & Pereira, B. G. (2015). CONECTIVOS EM PETIÇÕES INICIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS PARA ANÁLISE. Interfaces Científicas - Direito, 4(1), 45–52. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2015v4n1p45-52

Edição

Seção

Artigos