CONECTIVOS EM PETIÇÕES INICIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS PARA ANÁLISE

Autores/as

  • Ludmila Brito Faculdade Católica Dom Orione
  • Nilsandra Martins de Castro Faculdade Católica Dom Orione e Universidade Federal do Tocantins
  • Bruno Gomes Pereira Universidade Federal do Tocantins.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2015v4n1p45-52

Palabras clave:

Petições Iniciais. Operadores Argumentativos. Gênero Discursivo.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar como ocorre o uso dos operadores argumentativos da Língua Portuguesa, também chamados de conectivos, no gênero discursivo Petição Inicial. Estamos inseridos no campo de estudos da Linguística Textual (LT), pois entendemos que o texto deve ser considerado como célula central para o desenvolvimento das análises linguísticas aqui apresentadas. A pesquisa é do tipo documental, tendo em vista que analisamos Petições Iniciais devidamente produzidas por acadêmicos do curso de direito da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), em Araguaína. A abordagem é qualitativa, pois consideramos a produção dos dados como algo diretamente ideológico e dedutivo. Lembramos que é a primeira vez que o corpus da pesquisa é submetido ao tratamento científico. A análise revela que o uso dos conectivos sem muita articulação gramatical com os demais elementos da cadeia sintática, o que revela uma provável dificuldade de manipular tais elementos linguísticos. PALAVRAS-CHAVE: Petições Iniciais. Operadores Argumentativos. Gênero Discursivo.

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Biografía del autor/a

Ludmila Brito, Faculdade Católica Dom Orione

Graduanda em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione.

Nilsandra Martins de Castro, Faculdade Católica Dom Orione e Universidade Federal do Tocantins

Professora de Metodologia Aplicada ao Direito e Redação Jurídica da Faculdade Católica Dom Orione.

Bruno Gomes Pereira, Universidade Federal do Tocantins.

Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde apresentou a monografia "Produção Textual: Problemas de coerência e coesão a partir do uso inadequado de operadores argumentativos e referenciais", situando seu trabalho no campo da Linguística Textual (LT). Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco (FAPAF), com o trabalho de conclusão "A relação indissociável entre língua e cultura no documentário Língua: Vidas em Português". Mestre em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde defendeu a dissertação "Professores em Formação Inicial no Gênero Relatório de Estágio Supervisionado: Um estudo em licenciaturas paraenses", pesquisa desenvolvida a respeito das práticas de letramento de professores em formação inicial em diferentes licenciaturas do Estado do Pará. Doutorando em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) também pela UFT. Membro do Conselho Científico da Revista Ribanceira, periódico semestral do curso de Letras da UEPA. Autor do livro "Autorrepresentações de Alunos-Mestre em Licenciaturas Paraenses: Um Estudo Sistêmico-Funcional" (2014) e organizador da obra "Língua e Literatura: Interfaces com o Ensino" (2015). Atuou como docente na UEPA, ministrando disciplinas nos cursos de Letras, Pedagogia e Enfermagem, e também na UFT, onde lecionou nos cursos de Letras (Língua Portuguesa), Geografia, Zootecnia e Medicina Veterinária. É membro dos grupos de pesquisa: Letramento, estudos linguísticos, ensino e formação de professores de Língua Portuguesa, na UEPA, coordenado pelo Profº Dr. Samuel Pereira Campos; Linguística, Educação e Literatura (LELIT), também na UEPA, coordenado pela Profª Drª Eliete de Jesus Bararuá Solano; Sistêmica através das Línguas (SAL), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC\SP), coordenado pela Profª Drª Leila Bárbara; e Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados (PLES), na UFT, coordenado pelo Profº Dr. Wagner Rodrigues Silva.

Publicado

2015-10-21

Cómo citar

Brito, L., de Castro, N. M., & Pereira, B. G. (2015). CONECTIVOS EM PETIÇÕES INICIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS PARA ANÁLISE. Interfaces Científicas - Direito, 4(1), 45–52. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2015v4n1p45-52

Número

Sección

Artigos