A PROTEÇÃO ÀS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA A PARTIR DA INSERÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS CURSOS JURÍDICOS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-381X.2014v3n1p33-46Palavras-chave:
Educação Patrimonial. Educação Jurídica. Religiões de Matriz Africana. Preservação das Tradições Afro- -Brasileiras.Resumo
O presente artigo discutirá a importância da educação patrimonial na preservação da religiosidade de matriz africana no Brasil. Diante desse objetivo, discutimos o conceito de educação patrimonial, de comunidades tradicionais e de religiões de matriz africana. Exemplificamos a importância do tema com o debate sobre a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo de escolas e universidades e com a polêmica decisão judicial que recentemente definiu que candomblé e umbanda não eram religiões. Assim concluímos que diante da persistente intolerância aos cultos afro-brasileiros a abertura de um espaço para a educação patrimonial nos cursos jurídicos é um importante passo na construção de uma educação multicultural e para a preservação e o respeito das tradições religiosas de matriz africana no Brasil.Downloads
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Publicado
2014-10-28
Como Citar
Oliveira, I. de M., Cardoso, M. M. V., & de Lima, K. J. M. (2014). A PROTEÇÃO ÀS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA A PARTIR DA INSERÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS CURSOS JURÍDICOS. Interfaces Científicas - Direito, 3(1), 33–46. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2014v3n1p33-46
Edição
Secção
Artigos