A PROTEÇÃO ÀS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA A PARTIR DA INSERÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS CURSOS JURÍDICOS

Autores/as

  • Ilzver de Matos Oliveira Unversidade Tiradentes
  • Manuella Maria Vergne Cardoso Universidade Tiradentes
  • Kellen Josephine Muniz de Lima Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2014v3n1p33-46

Palabras clave:

Educação Patrimonial. Educação Jurídica. Religiões de Matriz Africana. Preservação das Tradições Afro- -Brasileiras.

Resumen

O presente artigo discutirá a importância da educação patrimonial na preservação da religiosidade de matriz africana no Brasil. Diante desse objetivo, discutimos o conceito de educação patrimonial, de comunidades tradicionais e de religiões de matriz africana. Exemplificamos a importância do tema com o debate sobre a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo de escolas e universidades e com a polêmica decisão judicial que recentemente definiu que candomblé e umbanda não eram religiões. Assim concluímos que diante da persistente intolerância aos cultos afro-brasileiros a abertura de um espaço para a educação patrimonial nos cursos jurídicos é um importante passo na construção de uma educação multicultural e para a preservação e o respeito das tradições religiosas de matriz africana no Brasil.

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Biografía del autor/a

Kellen Josephine Muniz de Lima, Universidade Federal de Sergipe

Advogada, Membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SE, Especialista em Direito Civil e Processual Civil e Graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Estudante-pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Direitos Humanos – UNIT-CNPq

Publicado

2014-10-28

Cómo citar

Oliveira, I. de M., Cardoso, M. M. V., & de Lima, K. J. M. (2014). A PROTEÇÃO ÀS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA A PARTIR DA INSERÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS CURSOS JURÍDICOS. Interfaces Científicas - Direito, 3(1), 33–46. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2014v3n1p33-46