O MINISTÉRIO PÚBLICO E ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE: as origens de um texto inovador

Autores

  • Mylene Comploier Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2015v3n3p69-84

Palavras-chave:

Constituição. Assembleia Nacional Constituinte. Ministério Público. Origens.

Resumo

Considerando que recentemente houve o advento de comemoração dos 25 anos da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, por alguns denominada de 'Constituição-cidadã', e que, neste período, o Ministério Público brasileiro desenvolveu uma feição única no espectro mundial, em muito resultado do quanto preconizado no texto constitucional, útil neste momento trazer à colação informações já disponíveis, notadamente entrevistas, de modo obter-se uma ideia geral de como foi a preparação, atuação e conquistas do Ministério Público na Assembleia Nacional Constituinte (ANC) e, ao final, o desenho constitucional obtido, de modo a se questionar como foi possível a aprovação de um texto tão avançado, que superou até mesmo as expectativas da própria classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mylene Comploier, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Promotora de Justiça no Ministério Público de São Paulo; foi Promotora de Justiça do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado); é Assessora do Procurador-Geral de Justiça junto ao CAEX (Centro de Apoio à Execução). É mestranda na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2015-05-26

Como Citar

Comploier, M. (2015). O MINISTÉRIO PÚBLICO E ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE: as origens de um texto inovador. Interfaces Científicas - Direito, 3(3), 69–84. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2015v3n3p69-84

Edição

Seção

Artigos