O MINISTÉRIO PÚBLICO E ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE: as origens de um texto inovador

Autores/as

  • Mylene Comploier Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2015v3n3p69-84

Palabras clave:

Constituição. Assembleia Nacional Constituinte. Ministério Público. Origens.

Resumen

Considerando que recentemente houve o advento de comemoração dos 25 anos da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, por alguns denominada de 'Constituição-cidadã', e que, neste período, o Ministério Público brasileiro desenvolveu uma feição única no espectro mundial, em muito resultado do quanto preconizado no texto constitucional, útil neste momento trazer à colação informações já disponíveis, notadamente entrevistas, de modo obter-se uma ideia geral de como foi a preparação, atuação e conquistas do Ministério Público na Assembleia Nacional Constituinte (ANC) e, ao final, o desenho constitucional obtido, de modo a se questionar como foi possível a aprovação de um texto tão avançado, que superou até mesmo as expectativas da própria classe.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mylene Comploier, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Promotora de Justiça no Ministério Público de São Paulo; foi Promotora de Justiça do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado); é Assessora do Procurador-Geral de Justiça junto ao CAEX (Centro de Apoio à Execução). É mestranda na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicado

2015-05-26

Cómo citar

Comploier, M. (2015). O MINISTÉRIO PÚBLICO E ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE: as origens de um texto inovador. Interfaces Científicas - Direito, 3(3), 69–84. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2015v3n3p69-84

Número

Sección

Artigos