A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO PORTA DE ACESSO À JUSTIÇA PELA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Autores

  • Kamilee Lima de Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Clara Angélica Gonçalves Cavalcanti Dias Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo analisar como a Justiça Restaurativa pode ser porta de acesso à justiça pela população em situação de rua. Com isso, inicialmente, serão explanadas algumas considerações sobre o surgimento do paradigma restaurativo como alternativa ao modelo de justiça retributiva, levando em conta os princípios, os valores e as finalidades da Justiça Restaurativa. Além disso, serão elencados pontos essenciais sobre o princípio constitucional do acesso à justiça, revelando a sua faceta processual e extrajudicial, bem como o que se entende por sentimento de justiça, para que assim seja cabível tratar do uso da Justiça Restaurativa como medida para assegurar o acesso à justiça das pessoas em situação de rua, conforme prevê a Resolução nº 425/21 do Conselho Nacional de Justiça. Para tal, foi utilizado o método dedutivo, de modo que a pesquisa apresenta natureza qualitativa, estando alicerçada por um levantamento bibliográfico documental e eletrônico. Nas considerações finais é feita uma recapitulação de todos os tópicos dispostos ao longo do trabalho, com asseverações críticas no sentido de ser necessário um maior empenho na criação e efetivação de políticas públicas voltadas para a promoção das práticas restaurativas pela população em situação de rua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Angélica Gonçalves Cavalcanti Dias, Universidade Federal de Sergipe

Professora Efetiva Associada de Direito Civil e Seguridade Social da Universidade Federal de Sergipe, lotada no Departamento de Direito. Professora da Pós-Graduação Stricto-Sensu (Mestrado) em Direito da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Direito da UFS. Possui graduação em Direito pela Universidade Tiradentes (2001), pós-graduação lato-sensu (especialização - presencial) em Direito pela Escola Paulista da Magistratura (2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Endereço na cidade de Aracaju, Sergipe, Brasil. Email: claragdias@gmail.com. Telefone: (079) 99164-1538.

Downloads

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Lima de Oliveira, K. ., & Gonçalves Cavalcanti Dias, C. A. . (2023). A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO PORTA DE ACESSO À JUSTIÇA PELA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA. Interfaces Científicas - Direito, 9(2), 188–201. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/11540

Edição

Seção

Artigos