Direitos humanos e conservadorismo: o caso da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados em 2013

Autores

  • Luiz Ismael Pereira Universidade Federal de Viçosa http://orcid.org/0000-0001-7560-4579
  • Gabriel Pereira Penna Andrade Universidade Federal de Viçosa
  • Anne Caroline Fagundes Vanderlei Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2020v8n2p350-364

Palavras-chave:

Conservadorismo, Direitos Humanos, Câmara dos Deputados

Resumo

Com a ascensão da nova direita conservadora no Brasil e a crescente apropriação de espaços políticos sensíveis e estratégicos, o presente artigo tem como objetivo fazer um estudo de caso sobre da atuação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, no ano de 2013, ano da nomeação do deputado federal e pastor Marco Feliciano como seu presidente. Os problemas são: como os direitos humanos são construídos dentro deste projeto? Como se dá o impacto deste projeto no reconhecimento e na concretização dos direitos humanos das minorias? Foram analisados os Requerimentos e os Projetos de Lei apresentados que versavam sobre gênero e sexualidade, procurando evidenciar como era construída a relevância das temáticas na Comissão e de que maneira seu mérito era justificado. O recorte abrange três temáticas recorrentes no novo conservadorismo, em especial aquele de natureza religiosa: a luta contra o aborto legal, a prostituição e os direitos LGBTQ+. Como conclusão, a pesquisa revelou três estratégias discursivas de reprodução de uma visão conservadora de direitos humanos: utilização de conceitos amplos, como democracia e igualdade, sem definir bem seu conteúdo; a mudança de foco, tratando demandas de minorias como uma ameaça para a sociedade em geral; e o silenciamento, ao definir debatedores com opiniões homogêneas para as audiências públicas, silenciando grupos que deveriam ser protegidos. O referencial teórico está no campo da teoria crítica dos direitos humanos. Ademais, aponta-se para a necessidade de estudos posteriores que aprofundem o exame da relação entre conservadorismo e direitos humanos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Ismael Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto do Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Membro do GT CLACSO Crítica jurídica y conflictos sociopolíticos e líder do Grupo de Pesquisa Direito e Políticas na América Latina - DIPAL.

Gabriel Pereira Penna Andrade, Universidade Federal de Viçosa

Graduando do curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Direito e políticas na América Latina.

Anne Caroline Fagundes Vanderlei, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda do curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2020-09-14

Como Citar

Pereira, L. I., Andrade, G. P. P., & Vanderlei, A. C. F. (2020). Direitos humanos e conservadorismo: o caso da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados em 2013. Interfaces Científicas - Direito, 8(2), 350–364. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2020v8n2p350-364

Edição

Seção

Artigos