O ARTIGO CIENTÍFICO COMO MERCADORIA ACADÊMICA

Autores/as

  • Maria das Graças Monteiro Castro Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2020v8n2p62-74

Palabras clave:

Produtivismo acadêmico

Resumen

O presente trabalho busca identificar o artigo científico como um dos meios mais privilegiados da construção e comunicação do conhecimento produzido na universidade e situar, no processo de produção e publicização do conhecimento, o papel do artigo científico como um dos meios mais privilegiados nos processos de avaliação do trabalho docente. Trata-se de um estudo teórico com base na análise do trabalho produtivo na perspectiva marxista e de análise documental, a partir de documentos oficiais do Mec e da Capes que estruturaram as alterações nos processos avaliativos do trabalho docente, a partir de 1995. Ao apontar para esse construto, este estudo permite discutir as mudanças sócio-históricas no meio universitário, que transformam o artigo científico em mercadoria nos processos de avaliação acadêmicos.

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Biografía del autor/a

Maria das Graças Monteiro Castro, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da UFG Doutora em Educação pela FE/UFG

Publicado

2020-07-16

Cómo citar

Castro, M. das G. M. (2020). O ARTIGO CIENTÍFICO COMO MERCADORIA ACADÊMICA. Interfaces Científicas - Direito, 8(2), 62–74. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2020v8n2p62-74

Número

Sección

Artigos