MULHERES NA JURISPRUDENCIA SERGIPANA: A DESEMBARGADORA CLARA LEITE EM SERGIPE E SUA TRAJETÓRIA

Autores

  • Janaina Cardoso de Mello Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2014v3n1p95-106

Palavras-chave:

mulher, Justiça, pioneirismo, Sergipe, Brasil.

Resumo

Ao longo do século XX, as heranças de uma sociedade fundada no patriarcalismo do período colonial impregnou a sociedade brasileira, e particularmente a sergipana, de atitudes misóginas e restritivas ao exercício da profissão no espaço público por mulheres. Rompendo paradigmas, a desembargadora Clara Leite de Rezende tornou-se um exponencial de competência e luta no campo da Justiça. Primeira magistrada do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, assumiu todos os cargos jurídicos no Estado, mesmo quando a realidade estatística demonstrava que o quantitativo feminino no judiciário brasileiro ainda mantinha-se extremamente diminuto entre 1999 e 2003. Assim, o artigo apresenta a mulher, a esposa, a mãe e sobretudo a magistrada, homenageada e inspiradora de novas gerações. Utiliza-se como metodologia de análise a biografia e o estudo de trajetórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Cardoso de Mello, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pós-Doutoranda em Estudos Culturais (PACC-UFRJ); Doutoranda em Propriedade Intelectual (PPGPI-UFS); Doutura em História Social (PPGHIS-UFRJ); Professora Adjunta da Graduação em Museologia (UFS) e dos Mestrados em História (PROHIS-UFS e PPGH-UFAL); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Memória e Patrimônio Sergipano (GEMPS/CNPq)

Downloads

Publicado

2014-10-28

Como Citar

Mello, J. C. de. (2014). MULHERES NA JURISPRUDENCIA SERGIPANA: A DESEMBARGADORA CLARA LEITE EM SERGIPE E SUA TRAJETÓRIA. Interfaces Científicas - Direito, 3(1), 95–106. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2014v3n1p95-106