A PROGRESSÃO DE REGIME NO PROCESSO DE REINSERÇÃO SOCIAL DO APENADO

Autores

  • Ronaldo Alves Marinho da Silva Universidade Tiradentes
  • Amabelle Prado Carvalho Cabral Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2019v8n1p49-64

Palavras-chave:

Reinserção social. Progressão de Regime. Sociedade. Família

Resumo

A desigualdade social ainda é um grave problema brasileiro, identificado como um dos maiores vetores da violência nos pequenos e grandes centros urbanos, com consequência disso a população carcerária vem aumentando exponencialmente e o resultado está visivelmente observado nos presídios superlotados, em condições precárias para o cumprimento da reprimenda que fora imposta aos segregados. Um instrumento primordial nesse cenário carcerário é a Lei de Execução Penal (LEP) ou Lei 7210/84, que busca assegurar os direitos dos reclusos, como também atribuir a eles deveres, enquanto estiverem inseridos no sistema penitenciário. Um dos institutos assegurado pela LEP é a progressão de regime, direito adquirido do condenado quando este alcança os requisitos subjetivos e objetivos para a concessão da benesse, tendo como fundamento a reintegração social daqueles que estão com sua liberdade restrita, devolvendo aos poucos o indivíduo ao convívio social. Não obstante, essa reinserção social somente é possível com o apoio familiar e da sociedade, quebrando o preconceito e proporcionando novas oportunidades para que os segregados possam reconstruir suas vidas de forma digna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Alves Marinho da Silva, Universidade Tiradentes

Doutor em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Direito pela Pontifícia Univesidade Católica do Paraná (PUC/PR). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2000),  Especialista em Direitos Humanos, pela Universidade do Estado da Bahia, e em Gestão em Segurança Pública, pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professor da Universidade Tiradentes e Delegado de Polícia Civil do Estado de Sergipe.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processo Penal, Direitos Humanos e Atividade Policial.

Amabelle Prado Carvalho Cabral, Universidade Tiradentes

Advogada. Ex-integrante do Projeto Reformatório da Universidade Tirantes. Email: amabelle.carvalho@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Silva, R. A. M. da, & Cabral, A. P. C. (2020). A PROGRESSÃO DE REGIME NO PROCESSO DE REINSERÇÃO SOCIAL DO APENADO. Interfaces Científicas - Direito, 8(1), 49–64. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2019v8n1p49-64

Edição

Seção

Artigos