MEMES: PARTILHANDO SENTIDOS NO ENSINO DE E/LE

Autores

  • Robério Pereira Barreto Universidade do Estado da Bahia

Resumo

este texto contém relato de experiência prática de ensino de língua estrangeira – espanhol – numa turma de sétimo semestre do curso de letras de uma universidade pública do estado da Bahia. O objetivo é mostrar de maneira pedagógica como é possível o emprego de memes em sala de aula de línguas. Os memes são gêneros discursos digitais e se hibridizam a partir do encontro das múltiplas linguagens quando sistematizado em multimodalidade. Nessa perspectiva, os sentidos também são diversos indo do humor à crítica politica social. Este estudo está situando em dois referentes metodológicos: a) etnografia virtual e pesquisa-ação; a produção foi realizada no ambiente digital, 100% dos memes foram criados através do celular conectado ao site https://www.freememegenerator.org/ e compartilhado no grupo WhatsApp da turma criado para esse fim; pesquisa-ação possibilitou que fossem observadas e reorientadas as ações práticas dos participantes na construção dos memes. Com efeito, constatou-se, na prática, que o gênero discursivo meme é importante aliado ao ensino de língua espanhola, visto que ele amplia o emprego das linguagens e multimodalidades disponíveis aos estudantes conectados à web através de dispositivo móvel digital – neste caso, o smarthphone - ferramenta predominante na ação.

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Biografia Autor

Robério Pereira Barreto, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto da Universidade do Estado, atuando no Clegiado de Letras Espanhol, com Práticas Pedagógicas e Estágios e Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de Linguas Estrangeiras.

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Barreto, R. P. (2023). MEMES: PARTILHANDO SENTIDOS NO ENSINO DE E/LE. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 8(2), 140–154. Obtido de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/11405

Edição

Secção

Artigos