MEMES: PARTILHANDO SENTIDOS NO ENSINO DE E/LE
Abstract
este texto contém relato de experiência prática de ensino de língua estrangeira – espanhol – numa turma de sétimo semestre do curso de letras de uma universidade pública do estado da Bahia. O objetivo é mostrar de maneira pedagógica como é possível o emprego de memes em sala de aula de línguas. Os memes são gêneros discursos digitais e se hibridizam a partir do encontro das múltiplas linguagens quando sistematizado em multimodalidade. Nessa perspectiva, os sentidos também são diversos indo do humor à crítica politica social. Este estudo está situando em dois referentes metodológicos: a) etnografia virtual e pesquisa-ação; a produção foi realizada no ambiente digital, 100% dos memes foram criados através do celular conectado ao site https://www.freememegenerator.org/ e compartilhado no grupo WhatsApp da turma criado para esse fim; pesquisa-ação possibilitou que fossem observadas e reorientadas as ações práticas dos participantes na construção dos memes. Com efeito, constatou-se, na prática, que o gênero discursivo meme é importante aliado ao ensino de língua espanhola, visto que ele amplia o emprego das linguagens e multimodalidades disponíveis aos estudantes conectados à web através de dispositivo móvel digital – neste caso, o smarthphone - ferramenta predominante na ação.