CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM ÍNDICE DE VULNERABILIDADE EM SAÚDE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p281-296

Autores

  • Marcus Valerius Peixoto Universidade Federal de Sergipe
  • Andrezza Marques Duque Universidade Federal de Sergipe
  • Daya Devi Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Silvia Maria Voci Universidade Federal de Sergipe
  • Allan Robert Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Marco Prado Nunes Universidade Federal de Sergipe

Publicado

2020-11-12

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Objetivo: Construir e aplicar um Índice de Vulnerabilidade em Saúde. Métodos: Estudo metodológico de construção e validação de um indicador sintético de vulnerabilidade em saúde com dados provenientes do Censo Demográfico brasileiro. A validade dos indicadores foi examinada mediante escores numéricos atribuídos por avaliadores externos, utilizando-se a técnica delphi de consenso. Foi realizada a agregação dos indicadores a partir da Análise de Componentes Principais (ACP). Por fim, foram construídos mapas na cidade de Aracaju, Sergipe, Brasil para a identificação das áreas de vulnerabilidade. A autocorrelação espacial foi avaliada através do Índice de Moran Global e do Índice de Associação Espacial Local. Resultados: Através do indicador de vulnerabilidade em saúde foi possível realizar o diagnóstico e monitoramento das condições de vulnerabilidade a que as pessoas estão expostas, pois demonstrou que é capaz de identificar as desigualdades sociais diante da heterogeneidade das áreas analisadas. Conclusão: A aplicação do Índice de Vulnerabilidade em Saúde no município analisado mostrou-se válida demonstrando a capacidade de aproximação com a realidade, sendo uma ferramenta útil para planejamento e avaliação das políticas de saúde no território e em outras regiões brasileiras.

Biografia do Autor

Marcus Valerius Peixoto, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Ciências da Saúde na Área de Concentração de Epidemiologia, Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Especialização em Gestão em Saúde pela Fiocruz.

Como Citar

Peixoto, M. V., Duque, A. M., Oliveira, D. D., Voci, S. M., Silva, A. R., & Nunes, M. P. (2020). CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM ÍNDICE DE VULNERABILIDADE EM SAÚDE. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(2), 281–296. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p281-296