AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITANGA, SÃO CRISTÓVÃO/SE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2018v6n3p63-74

Autores

  • Arthur Rodrigues de Sena e Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Adriane Machado Universidade Federal de Sergipe
  • Silvanito Alves Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
  • Luam de Oliveira Santos Instituto Federal de Sergipe
  • Maylin do Nascimento Santos Instituto Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Qualidade da água, Metais pesados, Coliformes termotolerantes.

Publicado

2018-06-26

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Secção

Artigos

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo analisar a qualidade da água do rio Pitanga, visando detectar as principais fontes poluidoras a fim de sugerir soluções, projetos e ações que visem a tomada de decisões para mitigar os impactos ambientais nos municípios de Aracaju e São Cristóvão em Sergipe. Foram determinados 4 pontos de coleta para o monitoramento da qualidade da água. Os resultados das análises microbiológica, parâmetros físico-químicos e de metais pesados das amostras de água coletadas, indicaram valores acima dos limites estabelecidos pela legislação para os seguintes parâmetros: coliformes termotolerantes, pH, condutividade elétrica, acidez carbônica e para os metais pesados cádmio e cobre. Os valores obtidos para as amostras, através dos ensaios de laboratório, foram interpretados em função dos limites individuais de aceitação para cada substância, de acordo com os padrões de qualidade das águas estabelecidos pela legislação brasileira. Os resultados encontrados para as concentrações de coliformes termotolerantes e de metais pesados como cádmio e cobre foram preocupantes por passarem de maneira considerável dos limites estabelecidos, indicando uma água imprópria para o consumo. A avaliação de variáveis biológicas, físicas e químicas da água do rio Pitanga, permitiu estabelecer as condições ambientais da área de estudo, e indicar a influência antrópica nos impactos ocasionados no rio. Os resultados obtidos neste trabalho podem ser utilizados como fontes de dados primários, para promover o planejamento e gestão ambiental local e regional.

Biografias Autor

Arthur Rodrigues de Sena e Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Geologia

Adriane Machado, Universidade Federal de Sergipe

Professora Doutora do Departamento de Geologia

Silvanito Alves Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Doutor em biotecnologia, mestre em química, especialista em engenharia sanitária e ambiental, aperfeiçoamento em produção mais limpa, graduado em química industrial e licenciado em química. Professor do Instituto Federal de Sergipe atuando no ensino e na pesquisa na área da indústria química e petroquímica.

Luam de Oliveira Santos, Instituto Federal de Sergipe

Professor Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Coordenadoria de Eletromecância

Maylin do Nascimento Santos, Instituto Federal de Sergipe

Discente da Coordenadoria de Química

Como Citar

e Silva, A. R. de S., Machado, A., Barbosa, S. A., Santos, L. de O., & Santos, M. do N. (2018). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITANGA, SÃO CRISTÓVÃO/SE. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 6(3), 63–74. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2018v6n3p63-74