IMPACTO DA EXPLORAÇÃO ARTESANAL DE OURO NA SAÚDE DOS GARIMPOS DO DISTRITO DE MANICA – MOÇAMBIQUE

DOI :

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2021v8n3p20-31

Auteurs-es

Mots-clés :

Saúde. Garimpo. Ouro. Manica.

Publié-e

2021-04-29

Téléchargements

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Résumé

Este pesquisa visa identificar os impactos da exploração artesanal de ouro na saúde dos garimpos do distrito de Manica – Moçambique. Para a sua materialização foi realizada a pesquisa bibliográfica, documental, observação, entrevista e inquérito aos garimpos e aos profissionais de saúde. Os resultados mostraram as doenças que afetam os garimpeiros estão relacionados com as condições em que a actividade mineira é realizada, isto mostra que existe deficiência no uso de equipamento de proteção individual e coletivo. Foram identificadas várias doenças oriundas da atividade garimpo, designadamente infeção das veias respiratórias superiores; feridas incisa; agressões; quedas, lombalgias; dores abdominais, tosse, dores de peito, filarias entre outras. Verificou-se que nas comunidades em estudo a dieta alimentar não é regular, que pode resultar no surgimento de doenças identificadas tais como estresse, depressão, alteração de humor, agressão entre outras. Este estudo evidencia a necessidade de realização de uma exploração sustentável do ouro de modo a garantir a continuidade da actividade de forma saudável sem deixar de lado a educação ambiental que possa promover mudança de comportamento por parte dos garimpeiros. Palavras-chave: Saúde. Garimpo. Ouro. Manica.

Bibliographies de l'auteur-e

Edson Fernandes Raso, Universidade Púnguè

Director científico da Universidade Púnguè. Doutor (PhD) e Mestre em Ciência e Tecnologia Mineral e Meio Ambiente, área de Engenharia II, pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear e Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil. Professor de Graduação e Pós – Graduação da Faculdade de Geociência e Ambiente da Universidade Púnguè – Moçambique.

Albano Amunacachuma Pedro, Universidade Púnguè

Graduado em Psicologia pela Universidade Pedagógica de Moçambique, e actualmente afecto na Universidade Púnguè como Docente, Pesquisador e Coordenador dos Cursos de Psicologia Educacional e Psicologia Social e das Organizações, na Faculdade de Educação, no Departamento de Psicologia e Pedagogia.Áreas de interesse: Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, Relações interpessoais e comportamento organizacional.

Kátia Marisa Gotine, Universidade Púnguè

Kátia Marisa Paulo Gotine, Docente na Universidade Pungue. Mestrada em Gestão Ambiental e Licenciada em Ensino de Geografia. Pesquisadora na área socio ambiental. Actualmente envolvida em três pesquisas científicas a destacar a participação da mulher na exploração do ouro artesanal no Distrito de Manica.

Moisés Mário Cachepa, Universidade Púnguè

Docente e pesquisador da Universidade Púnguè afecto no Departamento de Ciências Naturais e Matemática. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Brasil e Licenciado (formado) em Matemática pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Profissionalmente actua na área de Matemática e Engenharia Civil nas linhas de pesquisa de Análise Matemática e Materiais e Estrutura.

Obete Madacussengua, Universidade Púnguè

Docente do curso de graduação em Biologia da Universidade Púnguè. Chefe do departamento de pesquisa, edição e publicação na Universidade Púnguè. Mestre em Engenharia Biotecnológica, pelo Instituto Politécnico de Bragança-Portugal.

Nicson Nassone Jonissene, Universidade Católica

Mestre em Auditoria e Gestão de Empresas Docente do curso de graduação em contabilidade e Auditoria Departamento de Contabilidade e Auditoria

Comment citer

Raso, E. F., Pedro, A. A., Gotine, K. M., Cachepa, M. M., Madacussengua, O., & Jonissene, N. N. (2021). IMPACTO DA EXPLORAÇÃO ARTESANAL DE OURO NA SAÚDE DOS GARIMPOS DO DISTRITO DE MANICA – MOÇAMBIQUE. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(3), 20–31. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2021v8n3p20-31