POTENCIAL DA ATIVIDADE BIOLÓGICA DE ACTINOMICETOS CONTRA O FUNGO Cryptococcus gattii

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p95-104

Autores

  • Suelem dos Santos Amaral Universidade Ceuma, São Luís, Maranhão
  • Ana Célia Rodrigues da Silva e Silva Universidade Ceuma, São Luís, Maranhão
  • Luiz Alfredo Torres Sales Universidade Ceuma, São Luís, Maranhão
  • Camila Silva Alves Universidade Ceuma, São Luís, Maranhão
  • Rita de Cássia Mendonça de Miranda Universidade Ceuma, São Luís, Maranhão
  • Luiz Claudio Silva Nascimento Universidade Ceuma, São Luís, Maranhão
  • Matheus Silva Alves Universidade Ceuma, São Luís, Maranhão

Palavras-chave:

Isolamento, actinomicetos, sensibilidade, controle biológico, bioprospecção

Publicado

2020-04-16

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Actinomicetos são bactérias gram-positivas que apresentam crescimento filamentoso. Essas bactérias se destacam pela produção variada de substâncias bioativas que podem apresentar ação antimicrobiana, sendo muito utilizados na indústria farmacêutica para a produção de antimicrobiano. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar o potencial de inibição contra Cryptococcus gattii a partir de actinomicetos isolados do solo da região de Balsas, estado do Maranhão. Para isolamento das bactérias, as amostras de solo foram sujeitas a diluições seriadas em meios de cultura convencionais, obtendo-se após um período, o crescimento de colônias correspondentes, identificadas e enumeradas. Para caracterização das espécies de actinomicetos isoladas, realizou-se a técnica de microcultivo, e para análise da ação antifúngica dessas bactérias, foram realizados ensaios de sensibilidade pela técnica em bloco de gelose frente ao fungo Cryptococcus gattii ATCC 24065. Foram isoladas 10 cepas de actinomicetos, e dentre elas apenas três apresentaram a formação de halo de inibição com média de 38,1mm, 41,6mm e 40mm, indicando possível ação antifúngica. Para identificação das espécies de actinomicetos que apresentaram ação, realizou-se a técnica de microcultivo, onde foi possível observar espécies de Streptomyces e Streptosporangium. Portanto a pesquisa é de suma importância, uma vez que este fungo é causador da criptococose, patologia associada à saúde pública. Tendo em vista que os medicamentos sintéticos presentes no mercado vêm apresentando incapacidade de combater esses patógenos.

Biografia do Autor

Suelem dos Santos Amaral, Universidade Ceuma, São Luís, Maranhão

Graduanda do décimo período de farmácia e aluna de iniciação científica nas áreas de microbiologia e biologia molecular.

Como Citar

Amaral, S. dos S., Silva, A. C. R. da S. e, Sales, L. A. T., Alves, C. S., Miranda, R. de C. M. de, Nascimento, L. C. S., & Alves, M. S. (2020). POTENCIAL DA ATIVIDADE BIOLÓGICA DE ACTINOMICETOS CONTRA O FUNGO Cryptococcus gattii. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(2), 95–104. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p95-104