Avaliação da qualidade de vida de residentes em áreas rurais - Reapresentação

DOI :

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2014v2n3p9-22

Auteurs-es

  • Paulo Junior Paz de Lima Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas
  • Helenice Bosco de Oliveira Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas - FCM/UNICAMP

Mots-clés :

Qualidade de vida, população rural, perfil epidemiológico

Publié-e

2014-07-09

Téléchargements

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Numéro

Rubrique

Artigos

Résumé

A discussão sobre qualidade de vida (QV) no contexto rural tem assumido um aspecto secundário, dada à urgência de outras prioridades. Objetivos: Avaliar a qualidade de vida de residentes em áreas rurais, em Atibaia/SP e identificar alterações nos domínios do WHOQOL-Bref, quando relacionados a fatores sociodemográficos. Métodos: Estudo descritivo entre abril e dezembro de 2011, com 355 participantes, com idade acima de 18 anos. Foram aplicados questionários sociodemográficos e WHOQOL-Bref. Foram realizadas análises descritivas e regressão linear múltipla das variáveis sociodemográficas e domínios do WHOQOL-Bref. Foi realizado ajuste para idade, sexo, estado civil, escolaridade e renda. Foi utilizado o programa SAS, versão 9.2 nas análises. Nível de significância (5%) e intervalo de confiança (IC) de 95%. Resultados: Os resultados apontaram associação estatística entre os domínios do WHOQOL-Bref e as variáveis: idade (físico e social), sexo (físico e psicológico), estado civil (social), escolaridade (psicológico), renda (social e ambiental), tipo de propriedade (ambiental), problema de saúde (físico e psicológico) e uso de medicamento (psicológico e social). Conclusão: Os resultados destacaram a contribuição de variáveis sociodemográficas para melhor QV de residentes em áreas rurais, em um contexto brasileiro. Estes podem servir de parâmetro para estudos futuros com população rural.

Bibliographies de l'auteur-e

Paulo Junior Paz de Lima, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Saúde Coletiva – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Mestrado em Saúde Pública – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP; Psicologia da Saúde – Estágio Sanduíche – Universidade do Minho – UMINHO, Portugal; Especialização em Saúde Mental – Teoria Psicanalítica – FSP/USP; Aprimoramento em Saúde do Trabalhador – CEREST/SP; Psicólogo – Universidade de Mogi das Cruzes UMC; Bacharel e Licenciatura em Psicologia – Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL; Extensão Universitária em língua estrangeira –University Of Arkansas, EUA. Ex-bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford – IFP. Professor de Pós-Graduação do Instituto Educacional Carapicuiba (2008). Prof. Psicologia – Faculdade Zumbi dos Palmares (2011); Ex-Tutor do Curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, Instituto de Tecnologia Social – ITS Brasil/Secretaria de Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Atualmente: Assessor em Saúde e Segurança do Trabalho, Instituto Síntese. Experiência em análise de projeto de qualificação profissional, na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Geral, Organizacional, Educacional e Clínica e Saúde Pública. Atuo ainda em Saúde do trabalhador, Saúde Ambiental e Saúde Pública e Direitos Humanos.

Helenice Bosco de Oliveira, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas - FCM/UNICAMP

Professora/Orientadora

Comment citer

Paz de Lima, P. J., & Oliveira, H. B. de. (2014). Avaliação da qualidade de vida de residentes em áreas rurais - Reapresentação. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 2(3), 9–22. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2014v2n3p9-22